Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

19 - UM AMIGO DE CAMINHADA....

Uma das grandes vantagens trazidas pelo advento da internet está na troca de informações e experiências vividas por alguém, que ao transmitir na web ajuda muitos outros alguéns. Você pode até receber apoio emocional pela internet! Uma palavra amiga, uma luz, uma esperança. Uma utilidade formidável não? Pois é, isso é uma coisa que tenho desfrutado aqui. Por meio deste blog, este que vos fala ou melhor dizendo, escreve, tem recebido mensagens de pessoas que compartilham experências e trazem preciosas informações sobre problemas advindos do pós-acidente, tão úteis e desejadas em um momento tão carente disso. É excelente!
Recentemente tenho me comunicado com um “companheiro de batalha”, posso assim dizer,  que me ajudou muito. Com a sua permissão irei postar aqui as informções que trocamos sobre pseudoartrose, cirurgias refeitas em virtude dela, a abordagem, procedimentos e orientações médicas. Seu nome é Lauro. Sofreu um acidente automobilístico e está às voltas, assim como eu, com problemas de cicatrização óssea pós truma.

Olá Lauro,
Quero lhe convidar, após sua cirurgia a acessar o blog e contar-nos como foi a cirurgia, qual a opção que os médicos fizeram, se placa e parafusos ou haste intramedular, se você tem dores ou não, enfim, o que você quiser nos contar estamos prontos a ler e trocar ideias e informações, que tenho certeza nos ajuda e muito a passar por tais momentos. Eu agora estou em fase de recuperação dos moviemtos e musculatura, andano só com uma muleta, mas estou tendo problemas com secreção  que não para nunca na região da cirurgia, estou tendo que me tratar com antibioticos de novo (tá foda) e uma dor chata na pelvis onde tiraram enxerto pra preencher o local da fratura devido à pseudoartrose. mas tamos aí! O importante é não desanimar e fazer o que tiver de ser feito direito, inclusive na parte de alimentação e suplementos. Um abraço, amigo.

Oi Aroldo!
Obrigado pelo retorno! Estou agora naquela apreensão aguardando a cirurgia, mas com pensamento positivo sempre!
Me diga uma coisa: as suas cirurgias anteriores, todas foram com placa? Houve alguma razão específica para não tentarem haste?
Seu médico deu algum "prazo" para que o seu osso cole antes de tentar algum outro tratamento?
Imagino que seja pelo tipo da sua fratura, mais próxima da cabeça do fêmur, né? Pergunto porque a haste tem uma grande vantagem em relação a placa que é o fato de você poder pisar logo, e segundo o que o meu médico fala, a pisada estimula a consolidação.
Puxa, que saco essa sua secreção hein? Espero que os antibioticos façam efeito rapidinho.
Seu médico chegou a cogitar aquele fixador externo? O meu, se por acaso não colar com esta nova cirurgia (espero que cole), provavelmente meu médico irá partir pro fixador externo. Dizem que é o mais eficaz, mas é extremamente incômodo.
Você fez enxerto? Eu já havia ouvido falar que era extremamente dolorido. Felizmente o meu médico vai tentar uma técnica mais avançada, utilizando um indutor de crescimento ósseo chamado BMP2, que se assemelha a técnica de plasma rico em plaquetas. Ele evita a necessidade de ter que cortar um pedaço de outro osso e dizem ser mais eficiente. O grande problema dele é que é extremamente caro (cerca de 50 mil!!!). A minha sorte é que tenho um excelente plano de saúde, que cobrirá este material.
Um outro tratamento que tentei foi a terapia por ondas de choque. Infelizmente eu fiz há um mês e o resultado é esperado em 2 meses. Como minha haste quebrou, não tenho como dizer se ajudou ou não.
E na parte de suplementação, tentei o carbonato de cálcio e dolomita, mas comecei há pouco tempo também, então não tive como avaliar o resultado.
Aqui tem umas fotos da minha fratura pra você ter uma noção (https://picasaweb.google.com/laurosn/RX#) .


Ô amigo Lauro,
Puxa fiquei impressionado com seu raio x, não é fácil, né… Mas sua haste, pelo que deu pra ver não chegou a se romper, não dava pra deixar assim e continuar o trat. com choque esperar pra ver se não precisava de nova cirurgia, se consolidava? Claro, teria de te imobilizar, mas melhor que cirurgia né? Enfim, "eles" que sabem, fazer o quê. Meu caso posso dizer que pelo tempo que faz (2 anos e 2meses), está mais critico, já é minha terceira placa com parafusos, e não, nunca cogitaram de tentar haste ou fix. externo, não sei a razão. Tive duas fraturas no femur. Uma próxima à cabeça do femur, esta consolidou bem, a outra no meio do femur, é esta que está dando problema.
Uma vez tentei contrariar meu medico (um japonês que todos dizem ser um dos melhores neste Estado atrasado do Paraná, sou de SP) com relação à pesudoartrose, eu disse a ele que não era pois eu nunca bebi, fumei, tive diabetes ou obesidade para ter isso (se você ler um artigo médico sobre pseudoartrose, são estes os motivos apontados), e que eu achava que não colava devido a um desalinhamento no osso, ele não gostou nada e tive de "enfiar a vila no saco" e ir embora cheio de duvidas e perturbações, ele afrmou que é sim peseudoartrose.Mas outro detalhe, é que tem casos que demora mais mas cola, não é caso de já sair dizendo que "é" pseudo.., é outra coisa que se lê nos artigos médicos sobre o assunto.Ou seja, este diagnostico pode ser errôneo. quanto ao enxerto, tirei da pélvis de um lado da bacia na segunda cirurgia e do outro lado na terceira. Duas vezes e cortes e dores.
Nunca me deram prazo nem explicações do por quê.Apenas dizem que é reação de meu organismo, não há explicação ou que fazer.
Agora voltei a andar de bicleta que amo, andar só com uma muleta (moto minha esposa briga, mas to loco de vontade de andar de novo). Voltei pra musculação, só da  cintura pra cima mas tá bom, um pouco de endorfina que ninguem é de ferro (hormonio liberado pelo organismo na hora do exercicio) e sentir-se vivo acima de tudo. É foda sentir-se um parasita de residencia.Estressa.
Fico feliz por você não precisar tirar enxerto. Não que seja nada demais, se acaso precisar não se desespere, só não pode tossir depois do corte que dói pra car... Mas de resto sem problemas. Pra mim tá dando uma dor perto de onde foi tirado o residuo ósseo para enxerto por que eu forço ali pra andar, pois é do lado da perna boa que a gente força mais pra andar, dai ta sensível e sempre forçando, mas não acho que seja por que tirou material de lá. Conforme eu começo a andar mais certo, dói menos, então é da má postura mesmo.
Só uma pergunta: este tratamento de choque que você falou, é com o phisio-stim? Não é de onda eletromagnética? Me ligaram aqui e disseram que funciona, mas custa 6.000,00, daí não deu pra mim. Eles disseram que é próprio para pseudoartrose (tem certeza que vc tem isso? parece que faz 8 meses que vc fez a cirurgia, parece ser pouco tempo pra dizer...).
Nossa, este e-mail tá enorme já, desculpe se escrevi demais, acho que me empolguei!
Um abraço amigo, força!!!


Caro amigo Lauro,
 Nem imagina como está sendo bom pra mim poder trocar ideia com você. Principalmente por você ser esclarecido sobre o assunto e ter experiência e conhecimento de causa. É confortante
ter confirmação de certos procedimentos. Tem certas coisas que é importante se saber bem. Deitar no travesseio sem ficar pensando um monte de bobagens. Tudo o que você escreveu sobre a pseudoartrose, os procedimentos, a abordagem de seu médico, “bate” com o que tenho lido a respeito e até mesmo ouvido de meu médico, que eu ainda não tive a oportunidade, de assim como você, poder ter uma segunda opinião e tirar a “prova”.

Mas deu pra ver que você está bem amparado e recebendo o tratamento certo, sua recuperação total e satisfatória parece ser eminente. Logo ficará para trás, e será mais uma experiencia de vida para por no arquivo, pode crer.
Eu só queria lhe pedir um favor, se puder, que você copie e cole esta menssagem que você me enviou no espaço do blog para “comentários”, ou então me autorize a postá-la como sua experiencia, eu faria menção de você e colocaria junto, o que você preferir, pois tenho o propósito, por isso a criação do blog, de poder trazer mais luz sobre o assunto, para que  outras pessoas que passam por coisa semelhante possam encontrar algum alívio, informação, e tudo o mais. Pode ser?

Se você pesquisou sobre a pseudoartrose na web,  já deve assim como eu ter percebido que há bem pouca matéria sobre o assunto. A gente fica meio que boiando às vezes. Só de você não saber a causa exata (e nem o médico para poder te dizer), se por fatores biológicos ou mecânicos, como você citou, já é um saco! O que devo exatamente fazer, ou melhor, o que eu posso e devo fazer para evitá-la e para que pare e deixe o osso cicatrizar como deve ser. Eu tive “diversas” fraturas no meu acidente. Só a diafisária do femur que não colou, por quê? a cabeça do femur, o trocânter, foi decepado, mas colou! Ninguém sabe dizer.
Mas meu médico disse na última consulta: “É, uma hora esse osso vai ter de colar!”. E o fator estimulação por movimentos, assim como você mencionou, é orientação dele também.”Começar a por mais carga sobre a perna para estimular a formação do calo ósseo”...  Calo ósseo??...  Calo ósseo é um sonho!!!
Se fosse natal ou meu aniversário e alguem me perguntasse: O que você quer ganhar de presente? Eu responderia bem rapidinho: “Um belo calo ósseo!!”
 Lauro, satisfação receber seu e-mail, tamos juntos! abraço!


Aroldo,
que bom que as minhas informações de alguma forma foram úteis a você.
Caso queira detalhes de mais alguma coisa, se eu souber ou tiver ouvido falar, responderei com prazer.
Mas gostaria de deixar claro que de forma alguma a minha opinião substitui a de um especialista.
Tudo que falei para você foi baseado no que li, ouvi e testei. Nada susbtitui um especialista.
Quanto a utilizar a mensagem, fique à vontade para utilizá-la, pode copiar e colar, mas gostaria que deixasse claro o que lhe falei anteriormente, são  explicações baseadas em coisas que escutei e pesquisei, como acredito que todo paciente curioso deva fazer.
Voltando a pseudoartrose, infelizmente nosso corpo é um mistério. O mesmo procedimento que não funcionou para mim, funciona para 90% das pessoas. Medicina não é uma ciência exata. Então, o que os médicos fazem? Apesar de utilizarem as técnicas consagradas, vão tentando criar o ambiente mais favorável para que o osso cole.
No início do ano já havia a indicação para eu fazer uma nova cirurgia. Meu médico alertou: "Seu osso pode colar? Pode! É difícil? Sem o estimulo (o estimulo seria a nova cirurgia), sim! ". Ele sempre me deixou bem claro que na situação em que me encontrava, aconteceria umas das duas coisas caso eu não fizesse a cirurgia: ou o osso colava ou a haste quebrava..e infelizmente esta última ocorreu. Mas em momento algum ele falou que eu estava fazendo besteira tentando mais um pouco antes de fazer outra cirurgia.
Outro aspecto que  é importante falar é o sobre  o que você falou .”Começar a por mais carga sobre a perna para estimular a formação do calo ósseo”. Isso é verdade, mas ao mesmo tempo é uma faca de dois gumes: seu osso precisa de estímulo para calcificar, mas o estímulo ao mesmo tempo força o material (no seu caso a placa e no meu caso a haste), podendo levar a ruptura, como ocorreu comigo. Então ficamos num dilema, pois ao mesmo tempo temos que forçar para estimular e por outro temos que ter  cautela para não levar o material ao estresse.
Bom , é isso. Qualquer coisa, fique à vontade para me escrever.
Pensamento positivo que uma hora o tão sonhado calo ósseo chega!!
Um abraço.

Mas é isso amigos. Vamos trocar ideia, divulgar o que estamos passando, compartilhar oque pode ser proveitado por outros. Juntem-se a nós! Deixem seus cometários abaixo, seja um seguidor do blog, fale-nos a respeito de você. Conte-nos sua experiência. Estamos ávidos para ler! Boa sorte a todos!

12 comentários:

  1. Caros amigos, estou aqui eu tambem com essa duvida crueu, pseudoartrose em mim ? tenho 19 anos não fumo não bebo não sou obeso, utilizei haste por 1 ano e 2 meses, com 9 meses meu 2 parafusos debaixo quebraram mais mesmo assim eu andava fazia academia tudo, mesmo assim meu médico preferiu retirar os parafusos dizendo que meu osso ja estaria cicatrizado, após a retirada começo o inferno... fiquei os 3 meses seguintes com dores insuportáveis e inchaço perto do joelho, depois de algumas radiografias meu médico ja a conclusão que eu estava com pseudoartrose(como assim primeiro ta cicatrizado depois eu to com isso). Faz 1 semana que passei novamente por tratamento cirurgico para retirar haste fazer incherto ósseo(não ta doendo nada ainda, só quando eu vo espirrar) e coloquei placa agora.. ele me disse que dessa vez vo ter que ficar de 3 a 4 meses sem apoiar a perna agora, tipo.. poxa é complica entender nosso corpo, eu estava muito bem e do nada me acontece isso, ja estou cheio de esperar pra voltar a minha vida normal...

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliano, primeiramente seja bem vindo ao nosso blog, quero dizer que sou solidário ao seu problema, e que meu caso não é muito diferente do seu, embora eu nunca tenha exatamente ficado bom totalmente, mas essa tal de pesudoartrose parece não escolher hábitos ou idade, acontece mesmo, principalmente se a fratura foi exposta, pois há contaminação no local e “corta vasinhos” que irrigam o osso com sangue que traz nutrientes e mantem tudo funcionando e possibilita a cicatrização, é o que tenho aprendido com minhas pesquisas e perguntas aos médicos. Mas tenhamos fé, que fazendo tudo direitinho, com repouso, exercícios adequados e boa alimentação, com o tempo tudo se resolva, sugiro, caso você já não o tenha feito, ler as demais postagens deste blog, onde você irá achar todo tipo de explicação sobre o que aconteceu comigo e como podemos nos adequar à situação da melhor maneira, é claro, tem hora que pinta o desepero, é difícil mesmo às vezes, mas vamos ter fé que uma hora tudo dá certo. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. ola amigos de batalha!!!!meu nome é elisandro mello de araucaria no pr e desde 29 de janeiro de 2011 venho administrando várias fraturas após um sensacional(e ate hoje inexplicavel)tombo de moto,uma deliciosa e assassina hornet 600...
    a moto ja passou por conserto e está perfeita,agora eu...politraumatizado hehehehe....tive trauma interno,perdi partes do intestino,fui submetido a uma colostomia,uma semana de uti....coisa pouca.apos acordar fui informado de que havia quebrado o femur em cima perto da bacia e embaixo junto ao joelho,este último havia sofrido fratura exposta da patela(que foi destruida)e luxação com perda de TODOS os ligamentos,mais abaixo uma fratura de fíbula e pra finalizar perda de tecidos no braço esquerdo.
    o tratamento consistiu inicialmente de um belo fixador externo de ponta a ponta da perna esquerda e dois meses de espera da cirurgia definitiva em virtude do trauma interno e de contaminação por bactérias.saiu a cirurgia na qual foi removido o fixador e instalada uma placa com 6 parafusos e mais dois parafusos na parte inferior do femur,foram também removidos os restos da patela e suturado o tendão patelar.
    uma semana depois recebi alta do hospital e fui pra casa continuar o tratamento que agora era apenas esperar....uma semana depois percebi que meu braço direito não estava firme como o esquerdo,achei estranho e voltei ao médico,o qual solicitou um rx,pra surpresa de todos estava quebrado também!!!!como ninguem viu???nem eu vi!!!!!gesso nele!!!
    continuando o acompanhamento do processo no quarto mes fui encaminhado para a fisioterapia,pois o fêmur ja havia colado um pouco.na seguda sessão percebi que a perna fazia um estalo ao fazer um certo exercício,bem fui ao ortopedista imediatamente,mais um rx no qual mostrava a placa com os parafusos soltos!!!!voltei à estaca zero,15 dias depois mais uma operação,agora uma placa maior com mais parafusos e enxerto retirado da bacia(aliás é verdade não doi nada só quando tosse!)foi cogitado a intalação de haste intramedular mas como eu ja portava uma placa e esta deveria ser removida para o procedimento essa idéia foi descartada.
    hoje faz um mês dessa cirurgia e daqui mais uns 45 dias está programada mais uma,esta para descolar os músculos da coxa que aderiram ao fêmur
    essa foi a minha história espero poder ajudar vcs com alguma informação ou mesmo experiência própria assim como vocês me ajudaram hoje.
    outra coisa:nunca desanimem,graças a Deus temos a chance de seguir em frente,não será fácil,ficar parado é muito chato,tratamentos e cirurgias são dolorosos e desesparadores mas é a única saida,e vejam bem:temos uma saída,quanta gente não se ve acoplado eternamente a uma cadeira de rodas?quanatas não são acometidas de doenças incuráveis?as vezes essas pessoas nos dão exemplos de como se dar valor à vida e às oportunidades que ela nos proporciona
    pra mim também ta complicado mas vejo um lado bom em tudo isso:aprendi muito e continuo aprendendo todos os dias principalmente com pessoas como vocês!!
    um abraço e boas melhoras a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Elisandro, seja bem-vindo! Puxa mas que história! Ainda bem que você é uma pessoa pra frente, como pude perceber, não se abate facilmente, um guerreiro como todo aquele que encara o problema de frente com bravura. É isso aí amigo, estamos juntos nessa com você! Torço por você, que tenha uma ótima recuperação e que isso tudo logo se torne apenas passado, experiência de vida, que nos deixa marcas, mas que nos edifica e nos torna mais fortes. Ontem realizei minha 6ª ou 7ª perícia junto ao INSS, já perdi a conta pra falar a verdade de quantas vezes estive lá. A médica me deu apenas mais dois meses de afastamento por que acha logo estarei bom até pra trabalhar de novo (já faz dois anos e 5 meses quase do acidente). Espero que ela esteja certa, mas que tá lento o processo de cicatrização está, os médicos não deixam dúvidas, e nem o raio-x. Quando é fratura esposta demora mais, mas, tenhamos fé que no seu caso, (cada caso é um caso, varia de organismo, idade, genética, um monte de fatores) não vai ser assim, vai sarar rapidinho! É o que desejo de coração. Um abraço pra você amigo, fique em contato! Também estou aqui no Paraná, região metropolitana de Curitiba!!!

    ResponderExcluir
  5. que bom poder contar com o apoio de pessoas como vocês também pudera ninguem melhor pra se obter informações,ajuda e conselhos como quem ja passou por um perrengue desses!!!!
    aguardo novidades e assim que obtiver algum progressso entro em contato

    abraço e força amigo

    ResponderExcluir
  6. beleza amigo, ficamos no aguardo, força aí!!! Aproveite ler as demais postagens do blog que tem diversas sugestões de suplementação e atividade para ocupar a mente!Felicidades!

    ResponderExcluir
  7. Sou companheiro de vcs, tive o mesmo problema, quebrei o femur esquerdo. tive infecção e consequente a pseudoartrose, estou indo pra 6 cirurgia porque a ahste dessa vez quebrou, me mande um email se ainda estiver atualizando o blog... hugosvieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. olá Vieira, satisfação,
    Pois é amigo preciso atualizar este blog sim, puxa 6ª cirurgia, nem me fale...
    Sou solidário com seu problema, sinta-se à vontade para comentar o que quiser, espero que você tenha paciencia de ler todas as postagens pois creio ser de alguma ajuda. Ainda estou afastado, andando mancando e de bengala, mas vejo uma luz no fundo do túnel, parece que a pseudoartrose resolveu me dar um tempo, felizmente. Mas me conte, vc chegou a andar sem muletas depois da fratura, alguma vez? Faz quanto tempo vc luta com este problema? O que vc puder colocar aqui de sua experiencia, pode crer, é de grande valia para quem passa por isso assim como nós.
    Estamos aqui para te apoiar e qualquer informação que precisar e eu tiver, pode contar comigo. Um forte abraço, coragem e fé!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Aroldo, tudo bem? Meu marido é mais um na mesma situação. Realizou a primeira cirurgia em maio de 2011 ( com haste intramedular)e ela quebrou. Em novembro de 2012 passou pela segunda para colocação da placa externa e parafusos... Agora, após 6 meses, tudo parecia bem, mas ontem na consulta de rotina, os médicos diagnosticaram a pseudoartrose.A placa ainda está intacta, mas ele passará pela 3 cirurgia, fará o enxerto com o osso da bacia.
    Mas lendo as conversas com o Lauro, vi da possibilidade do BMP2 e da phisio stim. Vi uma esperança ... pq não está sendo fácil.
    E oque nos revolta é que não temos nenhum tipo de indicações para esses tratamentos, através dos médicos! passa mês a mês, e a única coisa q fazem é olhar o raio x. É muito triste.
    Não nos dão a opção de escolher um material mais caro! mesmo se fossemos pagar.
    Essas informações chegam até nós, só se corrermos atrás mesmo.
    Quero te parabenizar pela iniciativa!
    e vamos nessa.. nunca perder o "pensamento positivo".. e a fé! :)
    Grande abraço
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLa Mariana, o caso do seu esposo parece um pouco com o meu, ja fiz três cirurgias já tirei osso da bacia três vezes e agora que a haste quebrou denovo, vou ter que tirar do ultimo lado da bacia que sobrou.
      Estou aguardando para uma nova cirurgia, porém marquei uma consulta com um especialista em fixador externo , embora a idéia não me agrade parece uma nova alternativa, vocês já verificaram essa possibilidade?

      Excluir
    2. Olá Mariana, prazer em tê-la por aqui! Phisio-stim também me pareceu uma boa alternativa uma vez. Liguei pra eles e me explicaram que seria ótimo no meu caso. só um detalhe: custava, há cerca de três anos atrás R$6.000,00 e ainda é (ou era) descartável, ou seja, usou joga fora. Pra mim não deu. Querem saber o que em minha opinião me ajudou a realmente sarar da pseudoartrose? Acreditem, a musculação e os meus suplementos.

      Excluir
    3. Então Karina, respondendo sua pergunta sobre fixadores externos, nunca me ofereceram outro tratamento que não fosse tirar osso da bacia para enxerto (tirei dos dois lados já)e placas e parafusos. Quebrei duas e a terceira está aqui comigo agora, mas já vou tirar fora por estar consolidado e estar dando rejeição (secreção).

      Excluir