Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

17 - Os 4 Ds do SUS


I
nfelizmente eu posso dizer que me sinto vítima disso e acho que é verdade: quem opta pelo SUS para receber atendimento médico, no meu caso em cirurgia e acomapnhamento mais apurado por tratar-se de um caso mais sério que inspira cuidados, corre sério risco de ser atendido de forma medíocre, ou até mesmo pouco profissional. Ética então nem se fala…
Triste que este país seja assim. Que esteja assim o sistema que mais atende pessoas no Brasil e que é responsável em reabilitar a saúde das pessoas. Reabilitar pessoas, mão-de-obra, quem de fato mantém este país funcionando. “O senhor tem plano de saúde? Não? Ah, então terá de aguardar…” E muito… Pois é: SUS não é plano de saúde para eles. Mas agente paga e paga bem. É descontado 11% de meu salário mensalmente. Até do 13º. Boa parte vai para pagar este meu “não-plano-de-saúde”. E não é pouco não… Quem trabalha de carteira assinada sabe. É a vida inteira pagando. É muita grana, para então quando você finalmente precisa, escuta isso: “O senhor tem plano de saúde? Não?? Ahh…
Desdém. Discaso. Despreso. Despreparo. Eu chamo de os 4 Ds do SUS. Não é em todos os casos. Claro, há muitas excessões. Mas a probabilidade de você um dia se deparar com estes Ds por aí no sistema único de saúde é grande.
Pois é, de tanto perecer em filas e me sentir mal atendido, resolvi começar a pagar. Até cirurgia paguei. Mas eu já não tinha pago no meu contra-cheque? É a cultura brasileira. Não importa: SUS, é sinônimo de indigente. E o que é pior: para muita gente…
Me contem, deixem aqui suas experiências de vida. Este espaço é nosso!!