Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

20 – Parece que a pseudoartrose resolveu me dar um tempo…

O
lá amigos que seguem este blog, ou que apenas o visitam, sinto que tenho andado em falta com este blog, por isso resolvi deixar aqui mais algumas linhas que relatam como está minha luta com meu pior inimigo, a pseudoartrose.
Bem, pra começar quero dizer que contrariando pedidos eu não mudei de médico, e nem deixei de seguir suas orientações, ainda que às vezes pareciam meio desinteressadas. Na verdade sigo à risca o que ele me diz, mas à minha maneira, como já postei aqui anteriormente, tento cercar o problema com tudo que posso. Primeiramente com muita informação sobre o assunto, aqui na web mesmo. Depois procurei me alimentar o mais carregado que pude e “meu corpo pedia” de tudo aquilo mais essencial para a cicatrização óssea e contra alguma possível infecção óssea. Até o Sol entra como grande coadjuvante, embora que atualmente está muito perigoso, tem de ser só em certos horários e com protetor solar, sem isso nunca!
Pois é gente, acho que estou vencendo. Em meu último raio-x não havia mais sinal de pseudoartrose! Meu médico ficou muito satisfeito, quase me deu alta!
Uma coisa que também não posso deixar de mencionar: depois de minha última cirurgia, 7 de novembro de 2.010, não fiz mais nenhuma fisioterapia. À princípio apenas os exercícios que eu já sabia e andar! De muletas, depois só com uma, e atualmente de bengala, que nem um véinho, he he!
Só tem uma coisa: assim que vi que a fenda no osso estava fechando, embora a cicatrização ocorria mais na lateral do osso do que na fenda propriamente dita, fui pra academia de musculação, e com ajuda de um bom professor de educação física, comecei devagarzinho a usar os aparelhos que tem lá pras pernas. Fortalecimento, ativação de músculos e tecidos, moderado impacto, tudo ajuda a consolidação e afasta a pseudoartrose! E não é que está dando certo!
Estou agora trabalhando sobre minha marcha agora. Este orientador que tenho, se bem que não pago ele, só a mensalidade da academia mesmo, me dá umas coordenadas, e tento melhorar minha marcha, o mais próximo do natural que posso, apesar de meu fêmur, provavelmente ter ficado mais curto, o que infalivelmente me gera um descompasso na minha marcha, e dor… Sinto muita dor do outro lado, na bacia, onde acabo sobrecarregando com maior parte de meu peso (87kg) pois é tendencia natural de quem manca, por falta de confiança, etc, na perna quebrada, sobrecarregar a outra.

Em minha última consulta com o ortopedista ele me disse: está muito bom a consolidação! Agora você deve se tornar um andarilho! Ande bastante, com uma bengala, que isso irá garantir melhora na marcha e a conclusão da consolidação. Parece um sonho que se realiza poder andar de novo, ainda que meio claudicante, mas livre daquele medo terrível que eu tinha de que minha perna entortasse… Terrível, entorta e quebra.
Mas é isso amigos, academia e caminhadas, o que mais tenho me dedicado e que mais tem me ajudado a melhorar. De brinde estou perdendo a pança que acumulei nos dias de imobilidade.
Espero poder ser útil com minhas postagens, desejo a todos melhoras e confiança, nunca desistir, fazer tudo o que pode, eis o que nos mantém, sabermos que estamos fazendo tudo certo e mais além se possível. Felicidades a todos!