Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

11 - A importância em se manter a musculatura do corpo fortalecida


a




 musculatura tem a importante função de sustentar o corpo, gerar o movimento e acumular força. Combinada com nervos e ossos produz infindáveis tipos e posições de movimentos. “Em nosso corpo humano existem uma enorme variedades de músculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem e de inserção. Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo. Onde as divisões destes ramos terminam em um mecanismo conhecido como placa motora. O sistema muscular é capaz de efetuar imensa variedade de movimento, onde toda essas contrações musculares são controladas e coordenadas pelo cérebro.” (FONTE: www.algosobre.com.br)
Após a fratura os músculos tendem a ficarem mais inertes que de costume, portanto vão ficando flácidos e adiposos, perdem a “força”, capacidade de gerar movimento com peso ou carga. Além disso, na região da fratura, tendem a “colar” nos ossos. Daí a necessidade do movimento, ainda que de baixa amplitude e esforço, a fisioterapia.
“Os objetivos primordiais da reabilitação no paciente fraturado devem visar principalmente o alívio da dor, redução de edema, manter ou restaurar a amplitude de movimento das articulações, preservar a velocidade de consolidação da fratura pela atividade e retornar o paciente à função o mais precocemente possível, é de fundamental importância que este tratamento se dê o mais rápido possível após o ato cirúrgico, para que os resultados sejam mais significativos e mais rápidos” (FONTE: www.efdeportes.com)
E para o restante do corpo que não sofreu fraturas, não se deve ficar totalmente inerte. Deve-se buscar movimentar-se dentro do possível de maneira efetiva, porém calculada, sem prejudicar a consolidação óssea, sem causar mobilidade no foco da fratura, mas evitando a flacidez dos músculos do corpo. No caso do fêmur, o movimento ainda que de baixa amplitude e esforço, impede a rigidez do joelho. Mas tem de ir devagar... Eu por exemplo, estou em fase de recuperação de uma cirurgia realizada a 54 dias,o que não me impede de fazer abdominais, exercícios com pesos para os músculos dos braços e costas e certa flexão do joelho em posição deitado.
Por que o resto de meu corpo precisa perecer de flacidez e perda de força se posso fazer algo? Mas é claro, o médico deve ser consultado antes para preveni surpresas. E lembre-se: a circulação sanguínea, a oxigenação do sangue, o fluxo de sangue na região da fratura só faz favorecer a consolidação óssea.

The Human body's muscles







3 comentários:

  1. Booa noite , pois bem meu namorado sofreu um acidente de moto, tem um anos e seis meses, ja passou por 4 cirurgias ( na primeira colocou um fixador, na segunda e na terceira uma platina e por ultimo um pino dentro do osso) o medico disse que depois de feita a quarta era certeza de colar o osso, passado seis meses da ultima cirurgia voltamos ao medico e para nossa surpresa esta do mesmo jeito( apesar dele sentir mais firmeza na perna depois da ultima cirurgia) , voltando , na ultima consulta o medico informou que vai ter que fazer outra cirurgia para tirar um (dos dois existentes) parafusos que tem proximo a bacia, pois ele deve estar interferindo na calcificacao desse osso, isso e possivel? Ja nao sabemos mais o que fazer , pois ja se passou muito depois do aciente e varias cirurgias ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Larissa, então, é possível ser uma reação de rejeição sim, dai o corpo não faz a cicatrização, é para funcionar, até lá muito cuidado para não quebrar o material de suporte do femur. Abraços e melhoras. Novidades poste aqui.

      Excluir