Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

10 - O fantasma da pseudoartrose


p




 seudoartrose é um termo médico para designar a situação em que a fratura não mostra evidências radiográficas de progressão do processo de consolidação, indicadas por esclerose nas extremidades da fratura, ou seja, o osso não cola onde quebrou, daí o médico manda você andar ou fazer fisioterapia (ela não aparece bem na radiografia comum pois aparecem sinais de formação que na verdade enganam, não é osso) .
Como na verdade o osso não colou, tudo solta de novo, daí aparece a falha na radiografia pois aquele tecido, fibra, sei lá, que se formou ali e enganou o médico "desaparece" e a fratura está lá de novo, pra todo bom olho ver...
Mas não é só isso: o que acontece com o concreto que os pedreiros colocam nas vigas em construção civil, caso a caixaria seja retirada antes do tempo certo de cura, sem que o concreto esteja bem firme? Isso mesmo detona tudo. 
No meu caso, o movimento sem a devida cicatrização óssea, provoca a deformação da placa de titânio que foi colocada até que por fim acaba quebrando. Daí a perna entorta, fica horrível, parecendo um arco daqueles de índio, a placa então quebra, pois o material dela é fraco, não foi feito para suportar o peso da perna, e só é possível resolver com intervenção cirúrgica. Resolver, não né, voltar ao estado inicial, ou seja, estaca zero. Imobilização, tempo de cura, acompanhamento com infindáveis radiografias, que por serem radioativas podem ter influencia negativa também, e tudo o mais. Começar a colocar o pé no chão de forma gradativa depois de alguma formação óssea... Passei por isso três vezes. Quebrei duas placas e agora estou em fase de recuperação da terceira cirurgia. Andar, só de muletas, sem apoiar o pé no chão. Já tinha até voltado a trabalhar, voltei para a estaca zero. Por quê? Pseudoartrose: ela engana, parece que houve cicatrização, quando de fato não houve. 
As causas aparentes para a não cicatrização óssea: diabetes, fumo, álcool, obesidade (meus amigos, não tenho nenhum desses males), por aí vai. Cura? Só Deus sabe. Os médicos não sabem o porquê surge quando não há motivos aparentes.  A única coisa que eles fazem para resolver  é o enxerto ósseo, que já estou fazendo pela segunda vez. Eles tiram osso do quadril pra isso. 
Por ironia é o lugar do corpo que mais me incomoda com dor: o local do quadril onde foi tirado enxerto, pedaços de osso, dói toda vez que ando (de muletas mesmo!) e olha que esta cirurgia já faz mais de um ano... Durma com um barulho desses...