Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

20 – Parece que a pseudoartrose resolveu me dar um tempo…

O
lá amigos que seguem este blog, ou que apenas o visitam, sinto que tenho andado em falta com este blog, por isso resolvi deixar aqui mais algumas linhas que relatam como está minha luta com meu pior inimigo, a pseudoartrose.
Bem, pra começar quero dizer que contrariando pedidos eu não mudei de médico, e nem deixei de seguir suas orientações, ainda que às vezes pareciam meio desinteressadas. Na verdade sigo à risca o que ele me diz, mas à minha maneira, como já postei aqui anteriormente, tento cercar o problema com tudo que posso. Primeiramente com muita informação sobre o assunto, aqui na web mesmo. Depois procurei me alimentar o mais carregado que pude e “meu corpo pedia” de tudo aquilo mais essencial para a cicatrização óssea e contra alguma possível infecção óssea. Até o Sol entra como grande coadjuvante, embora que atualmente está muito perigoso, tem de ser só em certos horários e com protetor solar, sem isso nunca!
Pois é gente, acho que estou vencendo. Em meu último raio-x não havia mais sinal de pseudoartrose! Meu médico ficou muito satisfeito, quase me deu alta!
Uma coisa que também não posso deixar de mencionar: depois de minha última cirurgia, 7 de novembro de 2.010, não fiz mais nenhuma fisioterapia. À princípio apenas os exercícios que eu já sabia e andar! De muletas, depois só com uma, e atualmente de bengala, que nem um véinho, he he!
Só tem uma coisa: assim que vi que a fenda no osso estava fechando, embora a cicatrização ocorria mais na lateral do osso do que na fenda propriamente dita, fui pra academia de musculação, e com ajuda de um bom professor de educação física, comecei devagarzinho a usar os aparelhos que tem lá pras pernas. Fortalecimento, ativação de músculos e tecidos, moderado impacto, tudo ajuda a consolidação e afasta a pseudoartrose! E não é que está dando certo!
Estou agora trabalhando sobre minha marcha agora. Este orientador que tenho, se bem que não pago ele, só a mensalidade da academia mesmo, me dá umas coordenadas, e tento melhorar minha marcha, o mais próximo do natural que posso, apesar de meu fêmur, provavelmente ter ficado mais curto, o que infalivelmente me gera um descompasso na minha marcha, e dor… Sinto muita dor do outro lado, na bacia, onde acabo sobrecarregando com maior parte de meu peso (87kg) pois é tendencia natural de quem manca, por falta de confiança, etc, na perna quebrada, sobrecarregar a outra.

Em minha última consulta com o ortopedista ele me disse: está muito bom a consolidação! Agora você deve se tornar um andarilho! Ande bastante, com uma bengala, que isso irá garantir melhora na marcha e a conclusão da consolidação. Parece um sonho que se realiza poder andar de novo, ainda que meio claudicante, mas livre daquele medo terrível que eu tinha de que minha perna entortasse… Terrível, entorta e quebra.
Mas é isso amigos, academia e caminhadas, o que mais tenho me dedicado e que mais tem me ajudado a melhorar. De brinde estou perdendo a pança que acumulei nos dias de imobilidade.
Espero poder ser útil com minhas postagens, desejo a todos melhoras e confiança, nunca desistir, fazer tudo o que pode, eis o que nos mantém, sabermos que estamos fazendo tudo certo e mais além se possível. Felicidades a todos!


31 comentários:

  1. Parabéns amigo, tenho o mesmo problema, femur quebrado desde setembro de 2009, ainda não colou e ainda vou passar por mais uma cirurgia, porque pra piorar a haste quebrou, mesmo depois de o médico ter me liberado pra pisar de novo, já estava trabalhando tinha 6 meses, agora vou ter que me afastar de novo... se quiser entrar em contato pra eu te detalhar minha história e até mesm mandar meu raio x meu email é hugosvieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. vou ser breve: dia 29 de setembro de 2009 sofri um acidente de moto, na queda sofri uma fratura subtrocanterica, operei 8 dias após e 13 dias em casa, porem, a secreção começou e em janeiro fiz uma outra cirurgia pra debridamento e coleta de materia, que deu negativo, em março fui liberado pra voltar a andar e fui passear em BH mas não pisava ainda pois desde a primeira cirurgia sentia muita, muita muita dor, imagina a dor de uma unha infeccionada, numa perna infeccionada... Em bh fui ao hospital pra ver o aumento de secreção e com um pouco de sangue dessa vez (secreção não era branca igual pus, era amarelada translucida), o médico me informou que sem coletar materia já via infecção, então marcou novo debridamento para coleta de material, mais uma cirurgia então, ai mudei pra bh então, abriram e no resultado deu bactéria multiresistente, prazo estipulado de hospital 90 dias, então comecei a tomar os remédios, depois de uns dias retiraram a placa e continuei nos remédios e dessa vez com um ferro preso na perna pra puxar o osso, tinha 10 kg de peso, após isso marcaram cirurgia 3 vezes e num deu certo, 70 dias após o prazo do médico sai do hosptial sem a haste na perna, era só pra sair do ambiente pra evitar novas bactérias e remarcar depois a cirurgia pra colocar a haste, 3 meses e meio depois voltei e colocaram a haste era dia 25 de outubro de 2010, e tudo tava indo ótimo(fiquei com uma perna menor que a outra 4 cm), voltei a andar sem as muletas em fevereiro e em abril voltei a trabalhar, em julho o médico tinha achado meu raiox um puco diferente e pediu que eu voltasse em outubro agora, porém não fui e as dores começaram a ficar demais, 2 semanas de muita dor, moro em brasília, então tive que ir pra bh de novo... resultado, a placa quebrou... nova cirurgia ainda vai ser marcada, vou dia 16 pra saber, tentei ser o mais breve possível... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. https://picasaweb.google.com/108660637595852296235/LbumSemTTulo
    Ah, o médico falou que eu sai com 70 por certamente meu bom humor ajudou na recuperação, mas ele achava que era de 90 pra mais dias...

    ResponderExcluir
  4. https://picasaweb.google.com/108660637595852296235/LbumSemTTulo#5671925674890517282

    ResponderExcluir
  5. fiz um video curto sobre meu acidente no local onde o carro me pegou lembrei do seu blog e postei pra vc dar uma olhada http://www.youtube.com/watch?v=QpIEHX06r5o&feature=share
    obrigada por seu blog farei minha 7 cirurgia quarta agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, parabéns pelo video, você conseguiu transformar uma tragédia triste em arte muito bonita sua declamação, espero que o que você passou um dia fique para trás sem deixar quase vestígios, apenas o aprendizado e uma pessoa melhor, sorte....Felicidades!!Agradeço sua presença neste blog enriquecendo com su experiencia. Tambem estou aguardando uma cirurgia, desta vez para retirar o material sintetico que colocaram pra segurar os osso no lugar, mas minha perna nunca mais será a mesma, já sei e me lastimo disso. Mas, vamos dar uma de Pollyana um pouquinho e ver as coisas boas que aparecem das coisa ruins?
      Que Deus acampe seus anjo em volta de ti na sua cirugia e que você não sofra mas fique logo bem e feliz! Um abraço amiga.

      Excluir
  6. Eu tive uma fratura de colo do femur garden 1, fiz a cirurgia para colocação de dois parafusos canulados há 11 semanas, hoje consigo sem dores colocar o peso parcial do corpo na perna com ajuda de bengala e no exame que fiz há 3 semanas o osso estava consolidando. Senti dores muito fortes antes da cirurgia (fiz em 24 horas após) e nos primeiros 6 dias após a cirurgia, situação que precisava de medicamento até para dormir. Após isso as dores são suportáveis e depois de 40 dias elas praticamente desapareceram. Após o segundo mês já não sentia qualquer dor fora da fisioterapia, que tentei aprender e fazer em casa, que basicamente é alongar e fazer exercícios utilizando somente o peso da própria perna. Se tudo der certo, em mais 2 semanas estarei andando com o peso total do corpo.

    ResponderExcluir
  7. Atualizando, para quem tem ou teve esse problema, após a consolidação suficiente da fratura após aproximadamente 2 meses e meio (liberado pelo ortopedista, notando que tomei osteonutri em toda a recuperação e procurei pegar 15 minutos de sol por dia), fiquei duas semanas andando com uma bengala pela falta de equilíbrio e confiança na perna, manquei por mais 1 mês aproximadamente por falta de musculatura e tive uma recuperação praticamente total mês passado, passados 5 meses do acidente ... agora, 6 meses passados, não digo que estou 100%, mas muito perto disso ... não voltei a fazer todos os esportes como antes por prevenção, mas já faço corridas leves sem maiores problemas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Carlos, fico feliz por você e sua ótima recuperação agradeço sua presença aqui no blog. Esse medicamento que você citou parece ser muito bom mesmo pra quem tem fraturas como as nossas, só não entendo por que não nos receitam.

    ResponderExcluir
  9. Aroldo, essa deve ser minha ultima atualização e espero que as pessoas que passaram pelo que passei leiam isso. Osteonutri é um medicamento indicado para pessoas com osteoporose, normalmente mulheres com certa idade com osteoporose. Eu assumi o risco e tomei, mas não é indicado para pessoas que tem uma alimentação rica em cálcio como leite, pois pode causar problemas renais. Eu preferi correr o risco e minha recuperação foi perfeita, notando que neste período eu me alimentava muito mais que o normal e tomava sol sempre que possível.

    Me acidentei dia 3/1/2013 e hoje , dia 5/7/2013 posso falar o seguinte: não tenho qualquer problema fora um pequeno desconforto na região fraturada, como uma pressão na região e dores muito pequenas. Já voltei a fazer exercícios físicos e não sofro qualquer problema maior, mas pelas questões citadas, acredito que nunca a perna fraturada volte a ser 100% como antes.

    ResponderExcluir
  10. Olá Aroldo,vejo que seu blog esta desatualizado,mais venho aqui lhe agradecer por me ceder informações sobre a pseudoartrose pois até na internet e difícil de encontrar informações. Bom,como você também fui vitima de acidente de moto quando vinha para casa do quartel onde sou militar,junto com meu amigo de mesmo nome ele fraturou levemente o coquix e eu tive hemorragia,e quebrei a bacia do lado esquerdo,no pubis(virilha) e no isquio(osso da bunda),e uma ''Inflamação do nervo ciatico'' que me rendeu fortes dores no pé durante 4 semanas.

    Nesse dia em que escrevo ja se passaram 2 meses do acidente,e fiz meu 4 raio X,as novidades sao uma disjunção da articulação sacroilicia que possivelmente era a causa das dores no pé, e nao nervo ciatico,a fratura da virilha aparentemente consolidou (a que mais me preocupava),mais o pior que a fratura do isquio esta evoluindo para pseudoartrose,foi quando encontrei seu blog...

    Estou agora dependendo de medicos mau preparados e deesinformados que se encontram na regiao onde eu moro no MT,se voce acha que no parana e ruim,eu não te falo mais nada,meu ortopedista do SUS pedia o raio-x e na hora da consulta o japones dizia: "É ta colando no lugar errado mais ta colando'' e pronto chamava o proximo,como voce disse sao os 4 D's,

    obrigado pela atenção, e lhe desejo melhoras...

    ResponderExcluir
  11. Olá Bryan, peço perdão pela não atualização do blog é que minha situação se estabilizou, ou seja, não houve mudanças, apenas as dores que eu tinha sumiu todas na musculação e tambem graças aos suplementos que tomei, e acho que uns injetaveis que ajudam a melhorar densidade óssea, como é o caso da decadurabolin. Mas sempre que alguem faz algum comentário aqui no blog procuro responder! Pois é, depois que penei na mão de um medico que todos diziam ser o cara, fiquei sabendo que no mesmo hospital que fui atendido tinha um médico que seria excelente se eu tivesse tratado com ele. Pena não ter sabido antes. Por isso te digo, dá uma pesquisada, às vezes tem outro no local onde vc é atendido (ou nas proximidades) que lhe seria melhor, quem sabe?! Mas a abordagem que vc diz que seu médico dá ao seu problema, como ele reage quando ve seu raio X é bem parecida com a de meu ex médico que fez minha cirurgia, e de alguns que postaram comentários aqui no blog, portanto não tiver outro jeito, ou seja, trocar de médico, saiba que esta sensação de impotencia é comum, pois eles não sabem mesmo o que fazer. Dizem que é se alimentar bem e esperar. Mas como vc já deve ter lido, não foi isso que eu fiz, fui a luta, pesquisei, tomei suplementos por minha conta mesmo (naturais, não fazem mal), banhos de sol e exercicios, muitos, mesmo com dor (claro que sabendo que não estava me prejudicando, de levinho) e os resultados que tive vc já sabe. Não fosse pela tortuosidade no osso e o encurtamento, hj eu estaria completamente normal. Erro médico?? Quem sabe, acho que sim, mas afirmar com certeza não posso. O que sei é que se Deus permitiu que assim fosse, quem sou eu pra dizer que não? Mas estou bem, graças a Deus me sinto curado, apesar de ainda ter de fazer uma cirurgia pra retirada da placa, por não para de vazar secreção. Quando der eu faço. É isso meu amigo, torço que logo vc esteja recuperado e bem! Um forte abraço! Se cuida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Aroldo,Acho que apesar da sua sequelas são boas noticias né? Hoje eu consegui falar com outro medico, o que me curou das dores aparentemente ciáticas,o diagnostico pode ter sido errado mais funcionou,ele disse a acha difícil eu desenvolver a pseudoartrose por causa do meu perfil,pois tenho 20 anos e não bebo,fumo e como sou militar praticava exercícios diariamente e pelo fato de não sentir nenhum tipo de dor nas fraturas desde o dia em que sai do hospital,tomara que eles esteja certo,e quem sabe poderei voltar as minhas atividades pois na minha profissão se aprende a superar desafios e conviver com dificuldades mais não ensinam a ficar parado e limitado em uma cama(risos), e alem do mais adoro fazer exercícios físicos.Bom,agora é esperar mesmo e ser paciente,e manter a mente ocupada e com fé em Deus me recuperar 100%.

      Obrigado pela atenção e um forte abraço.

      Excluir
  12. boa tarde pessoal, quero compartilhar minha historia com voces... Bom dia 05/03/2012 sofri um acidente de moto e quebrei o femur esquerdo.. Sofri muito fiz uma cirurgia coloquei haste de titanio, apos 3 dias no hospital fui pra casa, 3 dias em casa o medico liberou fisio em casa mesmo, entao comecei, apos certo tempo comecei a fisio na clinica que tinha mais recursos que em casa, só que sentia muitas dores no joelho, isso apos 9 meses reclamei pro medico das dores no joelho, fizemos um exame e descobrimos que havia uma pequena fratura no joelho, um pequeno pedaço de osso solto no joelho que me causava muita dor, procurei entao um medico especialista em

    ResponderExcluir
  13. Joelho pra fazer a cirurgia a laser, ai o medico me pediu um raio x do femur para ver como estava entao me diagnosticou com pseudoartrose! Foi um susto pra mim e minha familia... Estava tao confiante de que estava proximo do fim esta luta...entao troquei de medico pois o outro sempre me dizia que estava otimo, troquei o medico ele confirmou o diagnostico e marcamos uma cirurgia de enxerto osseo sem tirar a haste. Fazendo os exames pra cirurgia descobri que estava gravida! Fiquei muito feliz

    ResponderExcluir
  14. Intao tive que suspender a cirurgia, graças a Deus tive uma boa gestaçao tirando meus problemas da perna, fiz cesarea e a examente uma semana quando minha filha completou 6 meses fiz minha cirurgia.. Estou de cama, com dores mas com esperança de nao precisar fazer uma nova cirurgia de enxerto, pois o medico disse que meu osso estava sustentado pela haste, que nao havia nada de calo osseo, fiquei muito triste pois ja quebrei pulso tenho platina no pulso ja quebrei o tornozelo o braço e sempre me recuperei bem, nao intendo... Mas ele disse que o femur é assim mesmo. E agora vendo pessoas passando por isso tambem vejo que nao estou sozinha... Vamos todos vencer essa luta! Mesmo se meu femur curar sei que terei que fazer cirurgia para retirada da haste e tambem do joelho, tenho muito medo sera que mais alguem tem medo como eu? De embolia pulmonar fiquei quase paranoica!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!

    Estou feliz, pois meu primeiro raio x (depois um mês e 7 dias da cirurgia), já mostrou calo ósseo, graças a Deus! E também, o médico falou que não há sinal de pseudoartrose. Vamos torcer para que "isso" não se desenvolva, pois estou na segunda cirurgia.
    Meu médico falou que o raio x está ótimo. O mesmo, me liberou as muletas. Somente na rua, estou andando com uma só muleta, por precaução (calçadas altas).
    Agora estou aguardando anciosa o segundo (raio x), dia 28 desse mês. Dois mêses e meio, após a cirurgia. Estou muito confiante!
    Que Deus nos abençoe e nos proteja sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que maravilha Sheila, ótimas notícias!!! Vai dar tudo certo sim, só ter fé, um forte abraço!

      Excluir
  16. olá Aroldo tbm venho aqui compartilhar um pouco da minha história tive um acidente automobilístico fraturei o fêmur quebrei ele ao meio fiz uma cirurgia pelo sus me colocaram uma placa na minha perna eu peguei infecção hospitalar a placa entortou tive que combater essa infecção com antibióticos venci a infecção sendo assim tive que fazer outra cirurgia fui pro rio de janeiro fiz uma outra cirurgia coloquei uma haste intra medular nessa cirurgia passaram se 10 anos meu fêmur não se calcificou deu pseudoartrose vinha fazendo exames estava parecendo que o osso estava colando daí achei que estava tudo normal então comecei a sentir dores na perna fui colocar um galão de agua no bebedouro de casa e pak ouço um estalo na perna pronto quebrei minha haste bem no lugar onde o osso estar quebrado resumindo estou muito inseguro e entrar em outra cirurgia começar tudo do zero de novo como vencer a psudoartrose? será que vou fazer esse cirurgia de novo e ela vai me perseguir a pseudoartrose existem casos assim como o meu Aroldo depois desse tempo todo e o osso não calcificar vou fazer outra cirurgia estou com a perna quebrada e andando de muletas posso esperar mais alguns meses me suplementando pra ver se o osso calcifica será que tem problemas eu ficar uns 6 meses com a perna quebrada e suplementando pra ver se ela melhora ou cola ou devo fazer logo uma 3 cirurgia e substituir a haste por uma nova e fazer tbm um novo enxerto ósseo... enfim não vai ter jeito ne vou ter que entrar na faca de novo... me ajude Aroldo grato....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Willian, mil perdões pela demora. Seu caso é bastante peculiar, 10 anos é muito tempo! Tinha que estar consolidado. Como vc já deve ter lido sobre, pseudoartrose tem muito a ver com algumas características (embora nem sempre), tais como fumo, obesidade,sedentarismo etc. Vc tem se cuidado bem? Quanto ao próximo passo, claro que discutir com o médico e ter coragem de subtituí-lo quando não parecer muito confiável é a coisa mais acertada, pois ele é o profissional habilitado, porém acho arriscado vc não operar, pode complicar mais ficar com a haste quebrada.Talvez, o procedimento realizado a 10 anos atrás não tenha sido feito adequadamente e então agora vc terá a chance de corrigir isso. Mantenha nos informados. Tenha fé que tudo vai dar certo. Forte abraço!

      Excluir
  17. Boa tarde, Aroldo!
    Volto aqui a compartilhar minha história... E ultimamente estou muito feliz, pois depois de dois meses e dezoito dias da minha cirurgia, minha fratura que foi em tres partes, duas já colou e só falta uma parte para a consolidação. Alertando que faço fisioterapia tres vezes por semana (mas agora vou pro pilates), estou tomando todos os suplementos, mais banho de sol sempre que posso, mais o medicamento Protos (por dois mêses) e caminhadas regulares. Meu médico nunca mencionou a pseudoartrose como interferência alguma, graças a Deus, parece que "isso" ficou no passado. É isso aí, gente, agora só falta colar uma parte, mas meu médico falou que se por acaso essa bendita parte não colar, não tem problema algum, pois o osso já está seguro. Aguardando só o finalzinho da consolidação, glória a Deus!! Abraços e uma boa recuperação para todos! Retornarei em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimas notícias Sheila! Fazendo tudo direitinho não tem por que não dar certo! Abraços

      Excluir
  18. Boa tarde!
    Olá, Aroldo, você poderia se possível enviar seu e-mail por favor. Gostaria de lhe mandar meu raio x, a fim de você dar uma opinião.
    Que Deus lhe abençoe sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, desculpe a demora, claro, vejo sim, meu email é aroldobruno@outlook.com
      Abraços!

      Excluir
  19. Olá Aroldo, fraturei o fêmur direito a 4 meses, hoje em umas das consultas de revisão o médico me informou que via uma pseudoartrose nível 1, mais falou que tava tudo bem que poderia mudar esse quadro, e me deu alta para voltar às atividades e para aguardar 2 meses e completar 6 meses para ver como evoluía. Conversando com outro médico ele me alertou que deveria tomar cuidado que poderia quebrar, pra não exagerar e que talvez precisasse de outra cirurgia na maioria dos casos que apresenta pseudoartrose. Gostaria de saber se tem alguma dica de alimentação e remédio para que possa me ajudar a reverter esse quadro.

    ResponderExcluir
  20. Olá Lowhana, seu segundo medico esta coberto de razão muito cuidado para não quebrar a protese!! Eu quebrei 2. Veja as dicas de alimentação neste link: http://memoriasdeumfemur.blogspot.com.br/2011/01/13-vamos-comer-gente.html

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  21. Oi aroldo de Araranguá santa catarina..tou tentando falar cm vc mas ta sendo dificil.e que estou cm pseudoartrose grave.entre o femu e o joelho.quebrei fazendo fisioterapia.junto quebrou a platina e o osso.as platinas ja tirei.fiquei cm diferença na perna direita de 3-4 centimentros de diferença. cmo fiquei mto tempo cm a platina solta proximo ao joelho acabou fazendo uma calvadura no joelho.passei por um ortobetista traumotologista me falou q tenho q colocar as gaiolas externas para indireita a perna.porem queria t perguntar se n existe outras formas mais avançadas q eu poça recontruir o meu joelho ou que seje particular.sera q da para dar uma orientação q poço fazer.se existe outros ortobetista q poça salvar meu joelho e femu.se vc ler o q t mandei ou querer me adicionar pelo whatsapp.048 98074182.Grato por sua atenção. Ronaldo sc

    ResponderExcluir
  22. Precisava mto de sua orientação. ja teve uma conhecida mha a lilian se n me engano q lhe mandou umas chapas de raio x pra vc.se poder me retorna.deixei meu whats pra vc.ok.um abc Ronaldo.

    ResponderExcluir
  23. Precisava mto de sua orientação. ja teve uma conhecida mha a lilian se n me engano q lhe mandou umas chapas de raio x pra vc.se poder me retorna.deixei meu whats pra vc.ok.um abc Ronaldo.

    ResponderExcluir
  24. Amigos se por um a caso tiver gente cm o mesmo problema q nem o meu e quizerem me ajudar.o meu e pseudoartose grave.femu e joelho.tem meu whatsapp 048 98074182.se poderem me ajudar ou ja passaram por tau situação poderem me orientar.ou pelo face.Ronaldo Ramos.

    ResponderExcluir
  25. Amigos se por um a caso tiver gente cm o mesmo problema q nem o meu e quizerem me ajudar.o meu e pseudoartose grave.femu e joelho.tem meu whatsapp 048 98074182.se poderem me ajudar ou ja passaram por tau situação poderem me orientar.ou pelo face.Ronaldo Ramos.

    ResponderExcluir