Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

17 - Os 4 Ds do SUS


I
nfelizmente eu posso dizer que me sinto vítima disso e acho que é verdade: quem opta pelo SUS para receber atendimento médico, no meu caso em cirurgia e acomapnhamento mais apurado por tratar-se de um caso mais sério que inspira cuidados, corre sério risco de ser atendido de forma medíocre, ou até mesmo pouco profissional. Ética então nem se fala…
Triste que este país seja assim. Que esteja assim o sistema que mais atende pessoas no Brasil e que é responsável em reabilitar a saúde das pessoas. Reabilitar pessoas, mão-de-obra, quem de fato mantém este país funcionando. “O senhor tem plano de saúde? Não? Ah, então terá de aguardar…” E muito… Pois é: SUS não é plano de saúde para eles. Mas agente paga e paga bem. É descontado 11% de meu salário mensalmente. Até do 13º. Boa parte vai para pagar este meu “não-plano-de-saúde”. E não é pouco não… Quem trabalha de carteira assinada sabe. É a vida inteira pagando. É muita grana, para então quando você finalmente precisa, escuta isso: “O senhor tem plano de saúde? Não?? Ahh…
Desdém. Discaso. Despreso. Despreparo. Eu chamo de os 4 Ds do SUS. Não é em todos os casos. Claro, há muitas excessões. Mas a probabilidade de você um dia se deparar com estes Ds por aí no sistema único de saúde é grande.
Pois é, de tanto perecer em filas e me sentir mal atendido, resolvi começar a pagar. Até cirurgia paguei. Mas eu já não tinha pago no meu contra-cheque? É a cultura brasileira. Não importa: SUS, é sinônimo de indigente. E o que é pior: para muita gente…
Me contem, deixem aqui suas experiências de vida. Este espaço é nosso!!

4 comentários:

  1. Uma narrativa real, importante, atual e inteligente. Nos atordoa, mas infelizmente ainda não choca o suficiente aos que poderiam ou deveriam mudar esse quadro!
    Mas o que mais me chamou a atenção foi o "resumo" dessa narrativa: Os 4 Ds: Desdém. Descaso. Desprezo. Despreparo.
    Quero que isso mude, quero mudar a mim mesma!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga Inna,
    Que bom ter você aqui minha querida! Obrigado pelos comentários elogiosos, como é de uma professora graduada acho que posso aceitar, he he!
    Você tem razão, as coisas na saúde andam mal mas a gente tem de fazer o que pode, votar melhor e exigir mais de quem realmente pode resolver. E ficou assim a coisa: quem pode pagar (de novo!!!), escapa, quem não pode sofre; é a lei do cão, do salve-se quem puder. Triste….

    ResponderExcluir
  3. Olá...vi vc falando do SUS, realmente é algo lastimável, minha irmã está com o msm problema que o seu,e está se tratando no SUS, no caso dela já foi a 6 cirurgia, em três a placa e o pino não aguentaram, 2 vezes quebrou e em 1 o pino entortou, as outras cirurgias foram pra fazer enxerto ósseo, onde colocaram um enxerto artificial, porém até agora ela não obteve resultado, anda de muletas,e está fazendo fisioterapia. Ela já está no segundo médico....agora foi procurar a opinião de mais dois médicos e para tristeza dela e de todos que a rodeiam , terá que fazer uma nova cirurgia, ninguém quis acreditar...sexta feira ela irá falar com o médico que trata dela e expor a opinião dos outros especialistas, vamos esperar.
    Nossa...já são quase três anos, sem trabalhar, se divertir...ela tem 35 anos e é solteira, quem está cuidando dela são os nosso pais, eles estão desesperados com essa situação , ainda mais pq apesar de não poderem ,pagaram a ultima cirurgia (5.000,00) fora o que o médico recebeu do SUS (um absurdo).
    Ontem eu procurando saber o que significava pseudartrose no fêmur ,encontrei seu blog, e pude ver que existem outras pessoas com o msm problema. O difícil é saber o que é erro médico e o que é o próprio organismo não reagindo aos tratamentos. Será que um dia ela irá andar normalmente? Com a ultima cirurgia ela perdeu mais ou menos 4 cm da perna, na tentativa de fazer o osso se regenerar e msm assim não tem tido resultados satisfatórios.
    Um outro questionamento que não conseguimos responder: Devemos trocar de médico? Até que ponto confiar em um médico que cobra uma cirurgia duas vezes, uma do paciente e outra do SUS ??
    Abraços,
    Cristine

    ResponderExcluir
  4. Cara amiga,
    Quero que saiba que fiquei bastante consternado com a situação de sua irmã, que de fato é bastante difícil. Eu que já fiz três cirurgias e troquei de placa três vezes já estou traumatizado, imagine ela, que lástima!!!
    O que posso te dizer sobre o fato de ela ter pago, o mesmo aconteceu comigo, me disseram no hospital, " ou paga ou entra em uma fila de espera". A gente fica com medo também de não pagar e eles não fazerem da maneira correta por faltar o devido incentivo $$, que é o "combustível" que faz qualquer coisa andar neste mundo infelizmente. E eles me avisaram, vamos receber do SUS também! Não tiveram nem o pejo de me falar! Só que tem uma coisa, fiquei muma suíte de rico!!He He.
    Quanto a ser erro médico, espero te tranquilizar te dizendo isso: não creio, pois este tipo de situação tem aparecido em vários casos de fratura (tem em artigos na internet).Leu o depoimento do noso amigo Lauro? Ele não faz nada pelo SUS, tem ótimo convênio, no entanto está passando pela mesma situção (leia acima seu depoimento). A pseudoartrose é uma coisa que pode acontecer com qualquer um, e o que é pior, pelo que eles dizem não há muito o que fazer a respeito. Se alimentar bem, e fazer o repouo certo e os exercicios adequados,só. Se tiver problemas de diabetes, obesidade, fumo, etc, há agravante, deve-se buscar resolver estes problemas, que atrapalharão muito mesmo, mas senão é se cuidar bem e esperar que a natureza do organismo faça o resto.
    Devemos ficar de olho nos alimentos construtores e nos suplementos que podem dar uma boa ajuda. Eu tomo dolomita (cálcio em pó), cloreto de magnésio (leia em outras postagens o que escrevi de minhas pesquisas e veja o vídeo), agora vou começar a tomar o Aloe vera da Forever,o Freedom. Não custa dar uma forcinha pro nosso amigo corpo né?
    Força amigas, felicidades, se inscrevam no blog, mandem duvidas e ideias que nos ajudam, estejamos junto nesta luta! Vamos ficar bons! Vamos ter fé! Que Deus as abençoe muito!!!

    ResponderExcluir