Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

10 - O fantasma da pseudoartrose


p




 seudoartrose é um termo médico para designar a situação em que a fratura não mostra evidências radiográficas de progressão do processo de consolidação, indicadas por esclerose nas extremidades da fratura, ou seja, o osso não cola onde quebrou, daí o médico manda você andar ou fazer fisioterapia (ela não aparece bem na radiografia comum pois aparecem sinais de formação que na verdade enganam, não é osso) .
Como na verdade o osso não colou, tudo solta de novo, daí aparece a falha na radiografia pois aquele tecido, fibra, sei lá, que se formou ali e enganou o médico "desaparece" e a fratura está lá de novo, pra todo bom olho ver...
Mas não é só isso: o que acontece com o concreto que os pedreiros colocam nas vigas em construção civil, caso a caixaria seja retirada antes do tempo certo de cura, sem que o concreto esteja bem firme? Isso mesmo detona tudo. 
No meu caso, o movimento sem a devida cicatrização óssea, provoca a deformação da placa de titânio que foi colocada até que por fim acaba quebrando. Daí a perna entorta, fica horrível, parecendo um arco daqueles de índio, a placa então quebra, pois o material dela é fraco, não foi feito para suportar o peso da perna, e só é possível resolver com intervenção cirúrgica. Resolver, não né, voltar ao estado inicial, ou seja, estaca zero. Imobilização, tempo de cura, acompanhamento com infindáveis radiografias, que por serem radioativas podem ter influencia negativa também, e tudo o mais. Começar a colocar o pé no chão de forma gradativa depois de alguma formação óssea... Passei por isso três vezes. Quebrei duas placas e agora estou em fase de recuperação da terceira cirurgia. Andar, só de muletas, sem apoiar o pé no chão. Já tinha até voltado a trabalhar, voltei para a estaca zero. Por quê? Pseudoartrose: ela engana, parece que houve cicatrização, quando de fato não houve. 
As causas aparentes para a não cicatrização óssea: diabetes, fumo, álcool, obesidade (meus amigos, não tenho nenhum desses males), por aí vai. Cura? Só Deus sabe. Os médicos não sabem o porquê surge quando não há motivos aparentes.  A única coisa que eles fazem para resolver  é o enxerto ósseo, que já estou fazendo pela segunda vez. Eles tiram osso do quadril pra isso. 
Por ironia é o lugar do corpo que mais me incomoda com dor: o local do quadril onde foi tirado enxerto, pedaços de osso, dói toda vez que ando (de muletas mesmo!) e olha que esta cirurgia já faz mais de um ano... Durma com um barulho desses...



171 comentários:

  1. Bom dia Aroldo, eu também estou passando por uma pseudoartrose no fêmur esquerdo e fiz outra cirurgia de enxertia. Você acha que em quanto tempo vou ficar livre das muletas? já faz 3 meses que fiz essa cirurgia.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, antes de mais nada quero que saiba que sou plenamente solidário ao seu problema. Bem, cada fratura é de um jeito, a abordagem médica também influencia bastante, para dar assim um prazo é complicado, mas pode-se dizer que uma vez que há reação do enxerto, ou seja, que cumpra devidamente seu papel que é o de estimular o osso a "colar" as partes quebradas, não vai levar mais que 6 meses, isso dando tudo certo. Se você leu os outros textos que escrevi viu que fiz uma suplementação alimentar a base de cálcio, magnésio,colágeno e vitamina D na forma de pequenos mas quase que diários banhos de sol (cuidado para não se expor demais e evita horários em que está muito forte. Creio que me ajudou bastante, mas claro, junto com os exercícios que eu podia fazer, esses são fundamental. Estimula tudo a ir bem mais rápido.Um abraço, amigo, qualquer coisa mais estou a disposição! Força e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. ola Aroldo, estou passando por isso tbm, tenho uma placa intra medular no femur e dois pinos na região proxima ao joelho isso ja faz dois anos e ainda minha fratura não consolidou, faço tratamento com remedio de calcio como protus, e levo uma vida normal até ando bem, e não sinto tantas dores, mas meu médico quer que eu opere de novo,por conta dessa placa quebrar, mas vou procurar uma segunda opinião ou uma cirurgia que eu não demore tanto a recuperação,o que vc acha sobre essas coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Letícia, satisfação tê-la por aqui. Pois é, segunda opinião é realmente uma coisa importante, se eu tivesse feito isso talvez hoje não teria ficado com as sequelas que fiquei, minha perna ficou 4,3 cm menor e torta. Provavelmente a cirurgia é para por enxerto ósseo. Comigo só funcionou na segunda vez, na primeira quebrou com enxerto e tudo. No meu caso foi placa, no seu é haste intramedular. Talvez se esperar mais ela acabe colando. Foi o que aconteceu comigo (aliás foi a única coisa, em minha opinião que meu médico acertou, ele dizia: "não se preocupe, uma hora vai acabar colando!". E colou mesmo, mas não graçs a ele ou fisio.
      Na verdade colou depois que passei a me exercitar mais e tomar suplemento, como já citei acima. Mas a musculação foi essencial, beeem levinho e devagar, lógico.
      Um abraço amiga, força aí e fé, muita fé!!

      Excluir
    2. nossa muito obrigada pela resposta, vou adiar a cirurgia, e começar uma academia de leve, tomando o meu medicamento e pedindo concerteza um suplementoo a mais com meus medicos, tenho bastante calo osseo em volto a fratura, mas sou uma sedentaria, nao faço nada alem de andar nas atividades diarias que não são muitas, mas vou procurar uma segunda opinião concerteza obrigada foi um prazer!

      Excluir
    3. oi leticia, por favor gostaria de saber como esta seu tratamento e o que fez com relação a sua saude, estou a sofrer 3 anos com essa fratura minha.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ola marcia, qual é o seu caso, não entendi ainda como funciona esse blog, quando ele responde?

      Excluir
  5. Gostaria de compartilhar a minha experiencia, e saber sua opinião.

    Em março de 2010, descobri um cisto osseo gigante no femur, então o meu medico retirou 16 cm do femur, e reconstituiu com fibula mais placa e parafuso em março de 2010, desde de então eu já fiz tres cirurgias devido a pseudoartrose , a primeira vez a placa soltou, ai o medico parafusou e colocou mais enxerto da bacia foi em setembro de 2011, voltei a trabalhar em fevereiro de 2012, trabalhei um mes a placa quebrou fiz mais uma cirurgia em março de 2012 para trocar a plca e colocar mais enxerto, depois de 10 meses voltei a trabalhar , meu medico falou que estava tudo bem que tinha colado e tal e para minha surpresa agora dia 24/05 descobri que a placa quebrou denovo, estou em casa, meu medico não sabe explicar diz que para ele já estava colado, ai eu pergunto para ele, se tem algum alimento ele fala que não, parece tão desinteressado, ai perguntei sobre um fixador externo se poderia ser melhor, ele me indicou um especialista ma disse que ainda insiste em colocar outra placa com mais enxerto, a minha fratura se parece muito com a sua, ja marquei consulta com especialista em fixador externo, confesso que não me agrada a ideia de colocar um mais em meio a tantas cirurgias e fracassos fico na duvida, ocorreu com vc essa possibilidade de um fixador externo, você pode me passar seu e-mail se for mais fácil para responder algumas duvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente.que luta tem cido a mha vida.tive um acidente de moto ja fazem 3 anos.mas não sabia desta bendita peseudoartrose grave a mha.entre o joelho e o femur.um medico jogava p o outro e ali foi.ate eu resolver entrar no caso para saber o que estava acontecendo cmg.agora começa a historia nenhum medico queria pegar meu caso.ate descobrir o porque estava pseudoartrose grave.mas te falo não desista da vida.tem horas q vai ter hora q vc nunca vai melhorar.agora pouco tempo ja caminhando e andando de moto novamente.o medico me autorizou a fazer uma sessão de fisioterapia.e no forca de mais a perna na hora n senti nada.depois falo pra vcs.quebrei a platina entre o femur e o joelho.e dai.e agora.com ajuda de amigos consequi chegar em dois medicos q estão me ajudando.sintomas vc fiva ruim pisicologicamente eu tava sem um sus depedendo de amigos p sobre viver porque nunca paquei um sus.vc tem q ser mto forte pisicologicamente.e mto dificil por que ninquem te da uma informação q te ajude.que sou obrigado a fazer os medicos me explicaram cmo poderia ser feito.teria q retirar as platinas em uma cirugia.para colocar gaiolas externas q e fixador o nome izarov.e o medo de não voltar a andar mais.mais dai pesqusando mto na net.izarov e um aparelho q serve p deixar sua perna certa no lugar.mesmo assim fiquei cm a platina solta entre o joelho eo femu.a platina solta no me movimentar comeu gasto a pataca do joelho.mesmo colocando as gaiolas na perna izarov.vou perder o movimento do joelho.mas queria pedir pros amigos q ler este pequeno jornal q escrevi.que ao ler q entrem contato cmg para me dar uma força pisicologicamente pois preciso mto vc q ja passou por isto.me ajudem com algo q poça me ajudar de parar cm o fantasma da pseudoatrose.sou Ronaldo ararangua sc.ou pelo whatsaoo.048 98074182.se algum amigo ler este jornal me ajudem pisicologicamente tem cido mto dificil p mim mesmo.obrigado amigos.vc que ja passou por tudo isto me ajudaria mto.

      Excluir
    2. Gente.que luta tem cido a mha vida.tive um acidente de moto ja fazem 3 anos.mas não sabia desta bendita peseudoartrose grave a mha.entre o joelho e o femur.um medico jogava p o outro e ali foi.ate eu resolver entrar no caso para saber o que estava acontecendo cmg.agora começa a historia nenhum medico queria pegar meu caso.ate descobrir o porque estava pseudoartrose grave.mas te falo não desista da vida.tem horas q vai ter hora q vc nunca vai melhorar.agora pouco tempo ja caminhando e andando de moto novamente.o medico me autorizou a fazer uma sessão de fisioterapia.e no forca de mais a perna na hora n senti nada.depois falo pra vcs.quebrei a platina entre o femur e o joelho.e dai.e agora.com ajuda de amigos consequi chegar em dois medicos q estão me ajudando.sintomas vc fiva ruim pisicologicamente eu tava sem um sus depedendo de amigos p sobre viver porque nunca paquei um sus.vc tem q ser mto forte pisicologicamente.e mto dificil por que ninquem te da uma informação q te ajude.que sou obrigado a fazer os medicos me explicaram cmo poderia ser feito.teria q retirar as platinas em uma cirugia.para colocar gaiolas externas q e fixador o nome izarov.e o medo de não voltar a andar mais.mais dai pesqusando mto na net.izarov e um aparelho q serve p deixar sua perna certa no lugar.mesmo assim fiquei cm a platina solta entre o joelho eo femu.a platina solta no me movimentar comeu gasto a pataca do joelho.mesmo colocando as gaiolas na perna izarov.vou perder o movimento do joelho.mas queria pedir pros amigos q ler este pequeno jornal q escrevi.que ao ler q entrem contato cmg para me dar uma força pisicologicamente pois preciso mto vc q ja passou por isto.me ajudem com algo q poça me ajudar de parar cm o fantasma da pseudoatrose.sou Ronaldo ararangua sc.ou pelo whatsaoo.048 98074182.se algum amigo ler este jornal me ajudem pisicologicamente tem cido mto dificil p mim mesmo.obrigado amigos.vc que ja passou por tudo isto me ajudaria mto.

      Excluir
  6. Olá karina, satisfação tê-la aqui no Blog. Desculpe a resposta anterior ter saído em nome de minha esposa foi um problema de login no google, mas fui eu mesmo quem respondeu, Aroldo. Então minha amiga, li todo seu relato, realmente você tem passado, assim como eu passei, por maus bocados ultimamente, que pena. Mas realmente, tem momentos em que as respostas do médico são tão vagas e parecem tão desinteressadas que a gente se sente perdido. Eu por exemplo me vi na mesma situação que você, minhas placas quebrando e o médico só sabia dizer “isso é assim mesmo”. Nunca me indicou uma suplementação especial ou algo que me ajudadasse de algum modo a combater a pseudoartrose! Eu que fui atrás por conta, pesquisei, me auto prescrevi alguns suplementos (que se não dessem o efeito esperado, pelo menos mal não fariam). Até hemoterapia já fiz, me ajudou muitíssimo. Na verdade foi depois que arregacei as mangas, parei de ficar dependente da opinião deles e fui a luta por conta, que venci a pseudoartrose. Atualmente minha perna está totalmente restabelecida. Ficou torta, 4cm menor, mas pseudotrose ficou para trás, graças a Deus. Agora ele diz que terei de fazer uma cirurgia corretiva para que eu ande melhor, sem mancar e não tenha problemas futuros no joelho. Estou guardanndo dinheiro, pois vai ficar caro. Mas é isso, a gente tem de correr atrás. Pode ser caso de mudar de médico. E pode ser também que você possa tomar suplementos que te ajudem! O que acontece em minha opinião é que esses médicos são muito específicos e limitados. Não vão se dar ao trabalho de achar algo pra te indicar para tomar que te ajude, embora deveriam ao menos te passar para outro profissional que fizesse isso. Talvez por orgulho. Só sei que a dor e o sofrimento são nossos, e eles não sentem por nós, o que é lastimável. Mas não desanime minha amiga, se informe, lute! Faça tudo que estiver ao seu alcance. Aqui neste humilde blog você vai ler muitas dicas e relatos de minha experiência pessoal. São todas verossímeis e honestas. Não inventei nada. Só esqueci de dizer que troquei minha moto 125cc por uma 250cc, he he! Um forte abraço, qualquer dúvida mais sinta-se a vontade em compartilhar, fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gente sou Ronaldo de ararangua santa catarina.e tava aqui lendo o relato de pessoas q estão passando por esta pseudo artrose.tbm tou tendo dificuldades de encontrar um medico q queira pegar o meu problema me parece q ninquem quer pegar.mas agora q pode arrumar um medico orbetista nesta area.quebrei o femu e o joelho na fisioterapia.depois de mto sofrimento q fui descobri q tava se passando cmg.finalizar tudo vou ter q passar por uma cirugia p retirada das platinas depois outra cirugia p colocar gaiolas externas vou usar um bom tempo.ate o osso calcificar.o medico falou q poço perder 100 por cento do movimento do joelho.tenho pesquisado mto na net.p achar respostas pro q tou passando.se por um acaso alquem ler isto q postei e querer me dar uma orientacao ficaria grato meu medo e de não voltar a andar mais.se alquem ja passou por isto e querer me orientar fivaria agradecido.ou me adiciona pelo whatsapp 048 98074182.Ronaldo santa catarina.

      Excluir
  7. Obrigada Aroldo, já acabei de ler todas as postagens, muito interessante porque as vezes pensamos que estamos sós que só acontece com a gente, mas nos deparamos com muitos casos semelhantes e até piores que o nosso, e nos compadecemos de todos, e achamos força para continuar lutando em primeiro lugar em Deus que sempre nos fortalece nos momentos mais difíceis.
    A minha duvida agora é a seguinte, se eu passar com especialista em fixador externo e ele me disser que será uma boa opção mudar, no fundo eu tenho medo de mudar de médico, porque apesar de sentir meu medico indiferente, eu sei que é um bom médico, e todos os outros sempre elogiam o trabalho dele, até falam que é um milagre o que ele fez com minha perna, que ele não errou em nada, que fez tudo certo e o problema é que o osso não cola, realmente olhando as imagens meu osso evoluiu muito era uma fíbula né , bem fininha agora já esta um belo fêmur, mas com esse inconveniente, igual o seu colou em um lugar e no outro não.
    Eu sei que essa decisão tem que ser minha, mas a gente passa por uma pressão todo mundo cobrando, colocando a culpa no médico, no inss que mandou trabalhar antes da hora, que tem que eu tenho processa isso e aquilo e me aposentar, rsrsrsr nossa muita coisa para uma pessoa só pensar.
    Por isso me sinto insegura, mas conversando com alguém que vive isso ou viveu é melhor né.
    O que vc acha devo mudar ou tentar ainda com esse doutor, que me disse que ainda acha melhor tentar mais enxerto e trocar a placa, e um outro medico do pronto soccorro disse que falta bem pouco para colar e tem bastante calo osseo.

    ResponderExcluir
  8. Que legal, ainda anda de moto e gosta né, isso que é superação total, uma vez sofri um acidente de moto, e hoje em dia não tenho mais coragem de andar rsrsrsrsrs, parabéns pela nova compra.

    ResponderExcluir
  9. Olá Karina, respondendo sua pergunta. Comigo foi a mesmíssima coisa. Eu me senti apertado entre a cobrança das pessoas e minha insegurança em trocar de médico e no final das contas sair é perdendo. No final resolvi não mudar de médico, estou com ele ainda e pretendo fazer outra cirurgia com ele de novo. O que acontece é que não achei que seria vantagem, uma vez que não havia mesmo muito a se fazer diferente do que ele fez. sei o que ele poderia ter feito mais como me indicar algum alimento ou suplemento que me ajudasse mais. Talvez caprichado mais na primeira cirurgia e no acompanhamento. Mas o que acontece é que quando se é atendido pelo SUS a coisa é precária mesmo. É muita gente, mutia gente mesmo. Não dá pra eles ficar muito em cima de você por que tem muito paciente. Daí resolvi pagar. Fiz as consultas e cirurgia pagas. Descobri que também eles não tem tempo pra você do mesmo jeito pois há muuuita gente que paga e também depende do mesmo médico. É Brasil, nossa atual realidade. O que resta fazer? a gente se tornar meio que médico de nós mesmos. Conversar com nosso corpo, descobrir o que "ele" diz, sintomas, tentativa e erro, funciona não funciona, isso doi isso não doi. auto-observação. Estudar na internet, e se puder consultar com outro médico pra ver se ele confirma o diagnóstico e a abordagem do seu médico. Isso não significa trocar de médico, apenas uma checagem, uma confirmação só isso. E se você não fizer mais nenhuma intervenção cirurgica, o osso não vai colar sozinho, ainda que demore?? Isso tudo você deve procurar saber, às vezes não precisa. Meu médico acompanhou meus raio-x por meses as alterações eram minimas, demorou muito pra colar eu desanimava ele me dizia: "Aroldo não se preocupe, uma hora vai acabar colando, é inevitável, pode demorar mas vai colar!" esta certeza dele, ainda que eu não "botava muita fé" nele pois eu sempre achei que eu na verdade não tinha pseudoartrose e sim que Ele tinha colocado meus ossos desalinhados, por isso não colava, pois meu braço que quebrou e foi posto placa e parafusos colou normal, a outra fratura no mesmo femur colou (trocanter foi decepado e posto parafuso interno. Mas enfim, ele acertou demorou mas colou. Não graças a ele como eu já disse. Valeu pela força, odeio quando as pessoas me dão sermão pra eu deixar a moto. Na verdade quando eu estava no hospital internado depois do acidente, tive diversas fraturas, só no femur foram duas, enfim, na cama quando eu dormia sonhava que estava andando de moto tranquilo e feliz. Nunca culpei minha bichinha pelo ocorrido, he he. abraço e felicidades! Força amiga, você vai sair dessa tenha fé!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada mais uma vez Aroldo, realmente temos muito em comum, eu mandei uma mensagem para o meu medico ontem, perguntando se eu poderia esperar o osso colar sem a cirurgia ele ainda não me respondeu, acho que vou ter que aguardar até a próxima consulta para saber. A placa quebrou e o osso também eu sinto muita dor, alias eu sinto dor desde de sempre isso nunca mudou mas agora sinto mais. Se puder esperar com um gesso ou tala sei lá, qualquer coisa é melhor que cirurgia né. Mas é como vc falou o osso fica parecendo um pouco arco ai eu não sei se tem problema deixar colar assim, tem que endireitar pelo menos.
    Também minha perna ficou 2,4cm de diferença, mas por causa da dor eu manco muito e tb pela diferença eu acho e uso palmilha mas no meu caso não adianta muito, fiquei feliz em saber que tem cirurgia para corrigir eu nem sabia, como funciona?
    Mas isso é bem mais para frente né uma coisa de cada vez, primeiro quero ficar boa. E vc sente dor ainda?
    Obrigada amigo pela força que Deus abençoe seus caminhos e guie seus passos, e em nome de Jesus vc vai conseguir todos os desejos do seu coração, pode crer, porque tudo que pedimos crendo recebemos. Abraços.
    Assim que eu tiver novidades eu avisos vcs do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi karina, por favor gostaria de saber como esta seu tratamento e o que fez com relação a sua saude, estou a sofrer 3 anos com essa fratura minha.

      Excluir
  11. Hum mais uma coisa, andei pesquisando sobre suplementos, vi dolomita em pó e capsula , gostaria de saber qual tomou, eu sei que em pó né, mas tem tantas e vários valores pode me indicar por favor. E também falou da aloe vera pode tomar os dois juntos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá Karina! Então, até que eu estava praticamente sem dor alguma daí um dia eu me esforcei demais em um exercício na academia daí começou a doer. Fui imprudente. mas faz parte devido ao encurtamento e a curvatura do femur que acaba forçando demais o joelho. A cirurgia que deverei fazer, na verdade o medico irá serrar o femur e colocar uma nova placa, é isso. O alinhamento que mencionei tem este "custo". Começar tudo de novo, 2 meses sem poder pisar no chão , começar por carga de novo devagar, e por aí vai. A respeito do dolomita prefiro em pó mesmo pois a digestão é melhor além de ser beeem mais barato!Uma colher de chá pela manhã. O aloe vera é o azul da Forever, pode tomar tudo junto sim, sem problemas pois é tudo natural. Difícil está é em achar para comprar já que vem dos E.U.A. e nossa querida ANVISA proibiu seu comercio, provavelmente para favorecer os grandes laboratórios que vinham perdendo dinheiro pra eles. Tenha uma ótima semana e que dê tudo certo pra você minha querida!

    ResponderExcluir
  13. Ola, estou de volta com novidades !
    Já fiz a minha cirurgia, mudei de medico, e coloquei o fixador externo faz 11 dias, meu Deus como isso doi, muito mais que as outras cirurgias, bom estou com muitas esperança de ficar boa , meu medico não me disse quanto tempo vou ficar com o fixador, só que a vantagem do fixador que só vou tirar quando o osso colar e ele não quebra assim que nem a placa pois suporta uns 200 kgs e que logo apos a cirurgia ja pode colocar o pé no chão e sair andando, porem a dor não permite fazer isso, preciso esperar cicatrizar para começar a me mexer e inflama muito por isso não é muito indicado para o fêmur devido agredir muito as partes moles.
    Também se vc quiser se informar sobre fixador ele permite o alongamento ósseo até 4 ou 6 cm, eu pedi p o medico arrumar a diferença da perna ele disse que só poderia se fosse acima de 3 cm, que abaixo disso melhor é usar a palmilha, mas ele iria verificar e se fosse o caso arrumaria, ainda não sei se a diferença foi feita pq ainda não consigo dobrar o joelho.
    Conforme for melhorando vou informando, e com muita fé em Deus vou superando cada etapa sempre com fé e com a certeza que tudo isso vai passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina Boa tarde, poderia me informar qual foi o resultado dessa sua cirurgia? Estou com mesmo problema que vc, três anos de muleta, 3 cirurgias, 2 enxertos e tudo errado (3 placas quebradas). Agora o médico quer colocar fixador externo, mas estou com muito medo de também não dar certo. No seu caso, funcionou? Obrigada ;)

      Excluir
    2. oi lilian, meu problema é identico ao seu, mais foi 2 placa e 2 enxerto proximo passo eh o fixador, vc jah colocou o seu?
      como vc esta?

      Excluir
  14. Queria postar uma foto mas não consegui , como faço.

    ResponderExcluir
  15. Ola pessoal, sofri um acidente de moto em agosto de 2011, desde entao estou em tratamento. O primeiro procedimento foi a haste, que nao deu certo acabou entortando, depois foi colocado uma placa de platina com 13 parafusos mais enxerto osseo sendo retirado do quadril (muito dolorido), e também nao deu certo, pois a placa quebrou, agora estou aguardando liberação para colocar gaiola de fixação externa, e eu precisei trocar de medico!
    Agora nao sei qual o tempo de recuperação, segundo o medico sera de 3 a 6 meses com a gaiola, o que mais me preocupa é se ficarão sequelas, pois gosto de praticar esportes, mas ele nao sabe informar. O mais importante é que estou vivo e com a minha perna no lugar...rs... e quanto a moto eu parei!
    assim que tiver mais informações eu posto aqui. blog muito bom amigo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Ola felipe peço infinitas desculpas pela demora em responder, tenho estado muito ocupado ultimamente. Seja muito bem vindo. Agradeço seu comentário e quero desde já lhe dizer que sou solidário ao seu problema e que tenha fé e paciência pois vai passar. Fazendo tudo certo tem de ficar bom! Quanto a sequelas, são nosso desafio, podemos choramingá-las impotentes com pena de nós mesmos ou lutar com todas nossas forças, esgotar todo tipo de recurso, físico, mental, material e espiritual (sim, por que não?) para torná-las insignificantes ou mesmo até mesmo desaparecer com elas! Esforço e dedicação, dosados na medida certa, lhe assegurarão o sucesso. Não desanime nunca, como diz o provérbio popular:"se a vida lhe dá um limão, faça dele uma deliciosa limonada". Minha perna ficou 4,3cm menor. Manco, dói pra ca* e estou afastado do meu trabalho como torneiro ferramenteiro desde fev de 2009. Após muitas cirurgias, assim como você, fui me reabilitar em uma academia de musculação. Lá... Naquele lugar onde as pessoas são bonitas,perfeitas, saudáveis e musculosas. Lá estou eu, de muletas, todo desengonçado. Eu ia pros aparelhos e escorava as muletas nele, daqui a pouco elas caíam no chão, eram de alumínio, faziam aquele barulhão, todo mundo olhava. Logo larguei-as e comecei a gostar mais e mais de malhar e me dedicar aos meus músculos (nunca deixei a auto-piedade falar muito alto, sabe!). Muitos deles eu nem sabia que existiam. Tríceps, o que é isso? Hoje tenho um forma física razoável, poucos na academia tem a massa magra que tenho. Abdomem, quase de tanquinho (eu chego lá hehe). E tem mais: montei uma lojinha de suplementos dentro da academia que mme rende por mês quase o mesmo valor que recebo da previdência. Só consigo me locomover de moto ou de bike, a pé é horrível pra andar. Mas como posso, luto para ser útil a comunidade e me sentir bem comigo mesmo. O que vale de tudo isso, que quero passar pra você, é que as adversidades surgem pra nós vencermos e sairmos por cima! Por quê não?
    Um abraço amigo, fique com Deus, muita força, nunca desista, nunca desanime. Estamos aí com você, torcendo para que você saia dessa perfeito, como veio ao mundo!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Aroldo, acabei de ler tudo que já foi postado, e como já deve estar imaginando, li tudo, pois estou com o mesmo problema, em junho de 2012 sofri um acidente de carro e sofri várias fraturas (joelho, cotovelo, face, fêmur direito e esquerdo) logo depois deu rejeição nos pinos do joelho, até agora já passei por 8 cirurgias,a cicatrização estava indo muito bem em todas as fraturas, exceto o meu fêmur direito, e nessa semana fui consultar devido as sequelas do meu cotovelo, que perdi todo movimento, e aproveitei para falar sobre as dores no meu fêmur direito, meu médico olhou meus raio x, e falou que tenho pseudoartrose, e que preciso fazer uma cirurgia de enxerto de osso no fêmur, ele me pegou de surpresa e não sabia nem o que falar, pois foi a primeira vez que ouvi dizer de pseudoartrose, segundo o médico que meu osso não está colando e que estou correndo o risco de quebrar a haste que tenho, que é exatamente igual a sua daquele raio x que você postou logo acima, a pouco peguei todos os exames de raio x que fiz desde o dia do acidente, e comparei 1 com o outro, e vi que aparentemente o osso está colando, olhando no teu raio x dá para ver a haste está torta e posso estar errado, mas a haste aparenta estar quebrada bem no lugar do parafuso onde tem a fratura do osso e que o osso ainda não está colado, comparando isso com meus raio x a minha haste ainda está reta e tem um ponto que acho que o osso está colado, mas o restante está como o seu... aí fico me perguntando, será que vale a pena passar por uma cirurgia de enxerto de osso, troca de haste por uma de titaneo?? será que não é melhor eu adiar a cirurgia e tentar tomar os medicamentos dolomita que você mencionou?? tenho muitas dores no meu fêmur, mas depois que o médico falou tudo isso, sem a recomendação dele eu mudei a minha rotina, já estou trabalhando, mas agora onde eu caminhava sem muletas, uso 1 muleta, em distancias maiores onde usava 1 muleta, estou usando 2 muletas, em questão de 3 dias as minhas dores diminuíram pela metade, por isso estou com essa dúvida: fazer a cirurgia de enxerto? ou continuar a fazer o que fiz nos últimos 3 dias e ainda tomar a dolomita? desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  18. Meu amigo Fabrício, seja muito bem vindo. Agradeço sua delicadeza em compartilhar seu caso conosco. Quero que saiba desde já que sou plenamente solidário ao seu problema, e o que eu souber que possa te ajudar é seu amigo! Bem, vamos lá. Primeiramente quero lhe lembrar, conforme você deve ter lido, não foi só a dolomita que eu tomei (ainda tomo) como suplemento, mas também magnésio (cloreto de magnésio, vende em farmácias e lojas de produtos hospitalares, onde o preço é mais acessível inclusive por ser em maior quantidade, normalmente), a hemoterapia e a vitamina D, tomar Sol. Além disso a movimentação, de forma correta e assistida. Em se tratando de movimento, na verdade eu só vi progresso mesmo, quando comecei a musculação. Foi aí que colou e colou bonito. Mas cuidado para não quebrar a placa. No meu caso o médico esperou bastante para resolver por enxerto. Não foi logo dizendo: "vamos abrir e por enxerto". Meu osso agora está super colado, já posso até tirar a placa, graças a Deus, ufa. Mas como minha perna ficou bem menor devido a tantas cirurgias (com enxerto, como essa que vc poderá ter de fazer, foram duas), e torta, meu médico só quer tirar a placa quando for alinhar o osso novamente, o que provavelmente implicará em uma secção óssea, ou seja, cortar de novo, esperar colar de novo. Mas não tenho mais medo da pseudoartrose pois já sei como enfrentá-la. deixa ela pra mim!!! Quanto a voltar a trabalhar tome cuidado, por forçar a perna com seu peso sobre ela você pode quebrar a placa, foi o que aconteceu comigo. Esse raio x que você mencionou foi quebra da placa por esforço errado sem que houvesse calo ósseo. Exercício e musculação sobre a perna não significa por sobre a mesma uma carga que pode causar dano. É muita inteligência e insistência, a força bruta é a última que atua. Já as dores podem ser má circulação também, outra coisa que o exercício correto pode eliminar. Anti inflamatórios, mesmo receitado bonitinho, só tome em último caso mesmo, se não quiser ter problema de fígado e estômago. temos de ser fortes a dores pequenas, faz parte. seu cotovelo também, quem sabe se com exercicio não ganhe alguma mobilidade? Não se impressione muito com raio x não, nosso corpo tem uma capacidade incrível de regeneração e adaptação. Quanto ao demônio da pseudoartrose, não sei se vc sabe, está ligada, entre outros fatores enigmáticos (he he), a obesidade, colesterol ou diabetes alto, fumo e alcool. Caso vc se estiver enquadrado em algum desses casos, se esperte meu irmão!!!
    Um forte abraço. Torço pela sua recuperação total e satisfatória. Nunca dê ouvidos aos urubus agourentos que disserem que vc ficará com essa ou aquela sequela pra sempre. Leia o que escrevi para nossos amigos acima. Depende de nós a sequela, muitas delas podem ser bem reduzidas ou dizimadas, por quê não??
    Sinta-se a vontade para novos cometários. Fique com deus!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pela força, pois é, o meu médico me pegou de surpresa mesmo, pra você ter uma ideia, só hoje olhei umas 5 vezes meus raio x, sendo que o último que tenho é de marco, pois os que fiz em maio e o outro em junho ainda estão com o médico pra realizar a cirurgia... mas enfim olhando os antigo, fazendo um comparativo, consigo ver uma melhora na cicatrização do osso, ou essa "formação" do osso pode desaparecer?? por isso estou pensando seriamente em adiar a cirurgia, e com muita cautela cuidar da fratura e tomar os suplementos que deram certo pra você, no ano passado eu já pedi para o médico para receitar algum suplemento, mas ele falou que eu não preciso, então porque agora ele já quer fazer o enxerto no osso? muito estranho... quanto as dores, nos meses anteriores o médico sempre falou que era devido a grave fratura (tenho uma pontinha de osso pra fora do fêmur), e que na 1 cirurgia (feita pelo SUS), não foi bem feita, e que era pra mim tentar ficar assim por 1 ano aí poderia ver se teria como já tirar a platina ai iria melhorar, bem ao contrario que ele falou na última consulta... Quando você começou a fazer academia, qual foi o exercício de musculação que fez?? e outra pergunta é de como é mais perigoso de quebrar a platina?? Abraco!

    ResponderExcluir
  20. Olá Fabrício, estou aqui para reponder suas perguntas. Bom, primeiramente acho que seu médico não está vendo uma evolução satisfatória no calo ósseo, por isso quer interferir. Tem umas sombras que às vezes aparece no raio x que dão a impressão ser osso e que nem sempre são. Podem ser formações moles ou fibrosas como me disseram certa vez, que não tem condição nenhuma de suportar carga. A placa quebra então é nessa hora que vc ou o médico pensa que tem formação óssea para suportar carga e não tem ou ela começa a gerar um movimento onde deveria ser estático e até o que havia se formado, mal formado, some. Quantos aos exercícios meu amigo Fabrício, nada especial. Os aparelhos convencionais da musculação para perna, só que bem devagar e com pouquissima carga. Insistentemente. O que faz então quebrar vc entendeu né? O peso do seu corpo, sobrecarga demais, antes da hora, sem que haja calo ósseo verdadeiro que suporte. Até hj não me sinto totalmente seguro soltar o peso todo de meu corpo sobre a perna, mesmo por que o joelho está em uma posição errada, em ângulo com o fêmur. Mas já fiz muito alongamento depois que o osso colou mesmo, me apoiava sobre a perna quebrada e a outra erguida sobre um cavalete, alongando bem. Tinha bastante alongamento antes devido uns anos praticando kung fu em minha adolescencia. Agora manero com os alongamentos radicais pois meu joelho está comprometido pela angulação que citei acima, mas outro exercicio super recomendado para vc são os alongamentos. Muitos mesmo. Mas esses vc deve procurar muita orientação para fazê-los pois não podem ser feitos de qualquer maneira, podem deixar vc com dores depois e não é bom. Abraço. Precisando algo mais estamos aí!

    ResponderExcluir
  21. Aroldo, boa tarde ! Eu sofri um acidente de carro em setembro do ano passado, daí fraturei o fêmur esquerdo e coloquei uma haste intramedular....de lá para cá venho evoluindo com pseudoartrose, o calo ósseo é bem exuberante, porém só por fora...o osso teima em não colar !!! Eu pratico natação desde o primeiro mês após a colocação da haste...praticamente não sinto dor e ando muito bem !!! A médica quer operar outra vez, mas não quero passar por cirurgia. Fiz uma tomografia que confirmou a ausência de consolidação. Isso já faz quase 9 meses, será que vale a pena esperar mais um pouco e ver se consolida ? Desde já agradeço resposta.. um grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. Olá Adriano, satisfação tê-lo aqui.Pois bem, pelo que entendi você tem uma aparente consolidação que não é suficiente para se dizer que houve uma real consolidação. Meu médico, quando refez minha cirurgia veio até mim no quarto no dia seguinte e disse que o que aparecia no raio x em fato eram algumas ramificações fibrosas, mas não que não chegava a ser um calo ósseo de fato. Com a presença do enxerto então haveria um estímulo para a real formação do calo. E assim se sucedeu. Quanto a se vale a pena esperar, é dificil dizer. Em minha opinião pode ser que só o enxerto, que funciona como um tipo de cola pode realmente levar o seu osso a se consolidar. Como também pode ser que com o tempo o proprio corpo, com ajuda de estimulos externos, como movimentos que vascularizam a região, haja consolidação. Talvez, se você puder, seja hora de se fazer mais exames e de se obter opinião de outro médico, lembrando que pseudoartrose está ligado a situações de obesidade, fumo, diabete e colesterol. Porém fraturas onde houve ruptura de muitos vasos, como é o caso das fraturas expostas, tambem podem gerar pseudoartrose, por falta de uma devida circulação sanguinea no osso. Você tentou exercitar-se, colocar carga para gerar mais estimulo? Pode ser que faltou isso. Leia minha postagem sobre suplementação, pode ajudar tambem. Mas não deixe o tempo passar demais, se tiver de fazer mesmo a cirurgia amigo Adriano, não perca tempo! Um abraço, espero que volte por aqui com boas noticias, OK?! Se cuida rapaz.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pela resposta Aroldo...eu estive em outro médico e perguntei quais seriam as consequências de eu deixar como está, sem operar, ele me disse que corro o risco de fraturar a perna novamente ou de quebrar a haste, porém, me disse para esperar completar 1 ano da cirurgia o que ocorre em setembro deste ano. Ele me disse que já viu casos em que o osso consolidou em um tempo bem maior do que o normal. Vou aguardar mais um pouco.... Obrigado !

    ResponderExcluir
  24. Aroldo, boa tarde.
    Tenho lido aqui algumas de suas publicações, bom meu caso é igual a muitos aqui descritos, tive um acidente de moto em abril de 2001 em que quebrei o femur , foi colocado haste intramedular com bloqueio, fiquei sem colocar o pé no chão mais de 6 meses e pra ajudar tive embolia pulmonar bilateral .
    Fisioterapia foram mais de 100 vezes, pra conseguir dobrar novamente a perna e doi pra ca... mas Graças a Deus não tive nenhum encurtamento de osso. Tinha constantes dores mesmo fazendo fisioterapia e achava que tinha alguma coisa errada, mas toda a vez que ia no medico ele dizia pra ter paciencia pois estava formando calo osseo , depois de 2 anos foi tirado um dos parafusos que ficava perto do joelho, as dores diminuirão porem não foram embora por completo , tentei fazer musculação porém quando tentava fortalecer musculatura da coxa o joelho doía , acabei por deixar de lado a musculação , e o medico sempre dizia que não poderia fazer nada com impacto
    Entre momentos de dores insuportáveis que acabava apelando para os remédios de uso pós operatórios e muita força de vontade fui levando a vida até que em 2007 em outra consulta e novos exames, ela continuava lá comigo a pseudoartrose , foi ai que o medico resolveu tirar o outro parafuso da haste, ficando somente a haste e o parafuso perto da cabeça do femur , para que com o peso do meu corpo a fratura se consolidasse criando atrito na fratura. Cara depois dessa cirurgia acabei por tentar desencanar e esperar meu organismo reagir, mas nunca consegui ter a confiança de forçar essa perna sem falar que as dores não passaram . Fiz novamente acompanhamento mais assíduo com varios RX e o calo osseo estava lá porém a pseudoartrose também estava lá , sempre tomei a medida do possível cuidado pra não quebrar ou entortar a haste metálica e achava que assim tudo ficaria bem
    Foi quando fiz outro RX já estamos falando de 2013 ou seja 12 anos após a fratura e ainda ela me acompanha a pseudoartrose, Aroldo, confesso que ter essa noticia na altura do campeonato me deixou abalado, mas
    procurei outros medicos e todos me falaram a mesma coisa, que teria de trocar a haste metalica e fazer enxerto tirando parte do osso da bacia. Cara a internet está ai, tem muita coisa tanto boa quanto ruim, mas o seu depoimento me fez enxergar que tem muitas pessoas passando pelo mesmo tormento desse pesadelo que é a pseudoartrose . Pesquisando achei um tratamento que é por ONDAS DE CHOQUE que vamos dizer assim promete uma recuperação e regeneração do tecido ósseo , passei por consulta com um especialista nesse tratamento e ele me disse que teria um 60% de chance desse osso colar de vez, acho que vale a pena tentar, apesar de ser um tratamento particular e nada barato Estou levando em consideração o tempo de recuperação de um pós cirugia de enxerto, risco de infecção de uma nova embolia pulmonar tempo e deslocamento entre diversas fisioterapias e a mesma probabilidade desse osso se consolidar . Vou fazer literalmente um tratamento de choque além de me submeter as ONDAS DE CHOQUE também vou tomar suplemento de vitaminas mais especificas para uma aceleração de calcificação usados no tratamento da osteoporose e voltar a fazer exercícios físicos vamos ver o que acontece. Está marcado para o dia 10 de agosto de 2013 a aplicação das ONDAS DE CHOQUE é um procedimento que tem que ser feito no hospital pois tem que tomar anestesia raque . Assim que tiver novidades espero que sejam boas compartilho os resultados . Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo estou na mesma situação que vc.Vou fazer terapias por o das de choque.Resolveu para vc o problema? É caro e tenho medo de não colar.

      Excluir
  25. Blz Marcelo? Puxa vida amigo doze anos é muito tempo. Uma infelicidade isso. Mas vamos torcer para que este tratamento de choques de resultado e não precise outra cirurgia!!! Aguardamos suas novidades, um abraço, se cuide bem amigo!!!















    ResponderExcluir
  26. Oi Aroldo eu também tenho esse problema da pseudoartrose, sofri um acidente de moto em 2009, fraturei o fêmur 90% do fêmur foi destruído, coloquei uma haste intramedular, 6 meses devido a pseudo, precisei fazer uma nova cirurgia e colocaram uma mais grossa, em 2012, o problema persistiu e queriam colocar o enxerto osso, retirando osso do quadril, porém 1 dia antes da cirurgia desistiram, pois perceberam que nao teria resultado novamente, foi quando me encaminharam a colocação de uma orthofix, minha perna tinha 3,9 mais curto devido a cirurgia, hoje 3 meses após a cirurgia minha perna está com tamanho normal, porém a pseudo, nao me deu tranquilidade e o resultado com o transporte osseo, não mudou quase nada, o osso não quer colocar de jeito algum..... o médico ficaram des0apontado com o resultado a minha fisio me informou que essa é a cirurgia certa, não fumo, nao bebo, tenho uma boa alimentação e qual o motivo que isso não sai de mim, pelo jeito vou ficar um bom tempo com essa inimiga ao meu lado... abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. juciane eu tambem estou com pseudoartose mais graças a deus nao sinto dor o medico mandou aguardar um tempo pra ver se cola .voce senti dor sera que e possivel viver com a pesoud.. sem precisar fazer cirurgia

      Excluir
  27. Olá Aroldo me chamo Elizabeth e assim como vc passo por esse mesmo dilema, que bom "acho" em saber que não sou a única com esse dilema enfim como vc sofri um acidente de moto que também mudou bruscamente minha vida, tive fratura nos dois femur, conclusão quebrei as duas pernas, quase com fraturas expostas mas graças isso não ocorreu, fiz a primeira cirurgia aonde tive que ficar por uma semana na UTI, pois tive muita perda de sangue tive que fazer transfusão e tomei 8 litros de sangue, coloquei uma placa na perna esquerda e uma haste na perna direita, meu acidente ocorreu em outubro de 2012, quase 1 ano ufa..Enfim apos 3 meses de cirurgia, minha placa da perna esquerda quebrou, em dezembro de 2012 realizei uma nova cirurgia colocando uma haste maior do quadri até quase 1 cm do joelho com 27 parafusos, meu joelho coitado não dobrava por nada tive que voltar ao centro cirurgico e fazer uma manipulação para que volta se a dobrar com muito esforço, fisio e claro muita dor ele foi voltando ao normal e assim fui melhorando gradativamente pensei eu, primeiro ficando de pé a´pos 5 meses quase noooooossa a coisa mais preciosa do mundo, dando uns passos meio que estranhos com o andador (pensei que só velhinhos precisasem de andador, me dei mal) mas minha alegria estava imensa já poderia ir ao banheiro e beber agua sem precisar esperar que alguem aparecese e me ajuda se, depois foram as melhores amigas acho que vc conhece bem elas "muletas" pra dar um toque feminino personalizei e minhas muletas eram pink

    ResponderExcluir
  28. Aroldo vou continuar aqui pois minha história não parou nas muletas pink continuando... um toque feminino sempre ajuda a elevar a auto estima, com minhas inumeras sessões de fisioterapia todos os santos dias fui colocando uma carga parcial com alguns pesinhos um pouco de bicicleta, e muitos exercicios, comecei tbém a fazer hidroterapia pois meu médico me aconselhou além de relaxar me ajudaria a "começar a andar novamente", até que em um dia perfeito meu médico me disse que poderia largar uma muleta e gradativamente soltar a outra tbém poderia andar sem as muletas em casa segurando nas coisas, eu pensei comigo minha vida voltando ao normal ufa!
    Andava meio como um robozinho e com medo lógico mas estava no caminho certo até que um belo dia a´pos o banho escutei um barulhinho igual ao de estralar de dedos e pronto meu mundo caiu. Meu médico estava de férias porem fui logo no outro dia fazer uma nova radiografia para ver oque estava acontecendo pois perdi totalmente a força na perna, parece que eu unca tinha feito fisio ou outro exercicio qualquer, e a conclusão: Minha placa tinha quebrado no meio o médico que me atendeu não entrou em detalhes me orientou a agurdar meu médico então como já tinha um imobilizador comecei a usar, fiquei um mes deitada novamente na cama parecendo um zumbi sem se mecher, até a esperada visita ao meu medico que enfim voltará de férias com a seguinte noticia, se a placa se rompeu é porque o osso não colou, ele ficou em choque, imagina eu. Disse pra ele mas Dr. como assim no raio x aparecia o calo osseo em volta lindo, estava liberada para fazer até musculação como não colou???? Agora Aroldo por acaso lendo seu blog li sua reportagem sobre pseudoartrose pois o mesmo que ocorreu com vc, ocorre comigo a placa rompeu e parece que a perna vai arqueando, a minha não está tanto mas esta! Agora ele me mandou fazer um exame acho que é pra ver como está o osso até aonde formou o calo deve ser esse, e as duas opoções que ele me deu foram: além de fazer o enxerto que é já resolvido ele vai optar a introduzir a haste intramedular, porem corre o risco do osso quebrar pois já está muito furado"parecendo uma peneira" caso isso ocorra colocar novamente a placa e utilizar os mesmos furos já existentes, agora estou me perguntando e achando que tenho esse problema de psedoartrose. Me diz uma coisa quais são os complementos que vc toma, aonde posso encontrar, vou começar a introduzir isso a minha alimentação pois não aguento mais ficar parada, minha vida parou totalmente e agora com essa nova cirurgia a 3°, vou começar novamente do 0, não sei se vou aguentar estou muito desanimada e triste pois foi como tirar literalmente bala da boca de criança eu estava tão bemm. Gostaria que se possivel pude-se me ajudar pois vou colocar esses detalhes ao meu médico e quero tomar esses suplementos para talvez ajudar na recuperação.
    Obrigada e aguardo anciosa a resposta!!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Elisabeth, quero que saiba que sofri muito lendo seu relato, por um breve momento revivi tudo o que passei por causa deste femur, o que é muito util pra mim. Quero que saiba que sou solidario a seu problema, achei muito legal vc personalizar suas muletas e a forma positiva como vc tem encarado tudo, isso ajuda bastante. Mas não se preocupe, uma hora o osso acaba colando. se vc não tiver outro problema que precise ser sanado antes, tal como diabetes, colesterol, ou outro que atrapalhe seu processo de cura, é questão mesmo de tempo e paciencia. Bem, tem os suplementos que dão uma força, bem como banhos de sol. Os suplementos tem uma postagem que fala sobre: Caso vc queira, acabei me tornando vendedor deles, posso te mandar pelo correio. Esse cloreto de magnesio, vendo um kilo por 35,00, dá quase pra vida toda, he he. Dai tem o calcio em forma de dolomita que se encontra em qualquer casa de produtos naturais, e o colageno em pó ou caps, mas se quiser posso te mandar tambem.
    Minha amiga, fique firme, é uma fase da vida, vai passar. O importante é não desanimar. Leia minhas outras postagens que acho podem lhe ser uteis.
    Um forte abraço, e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aroldo obrigado por responder, estava anciosa quando dividimos o problema parece que ele não pesa tanto, sobre a tal da "paciencia" desculpa mas não aguento mais ouvir falar dela é tudo que mais escuto á quase um ano, vc deve ter escutado isso muito tbém. Vou aguardar pra fazer mais esse tal exame o qual foi solicitado pelo meu médico para ver qual vai ser o veredito desta vez, mas prometo lhe contar tudinho pois acho que vou ter tempo ....muito tempo pra isso!
      Quanto aos suplementos vou ver se encontro aqui na minha cidade em alguma farmacia de produtos naturais caso eu não ache vou pedir a gentileza que me envie sim, ai nos falamos como....
      Ah! já realizei esses exames o qual vc citou acima, e graças não tenho nada disso, mas devo confessar não gosto de ficar no sol, quase nunca saio no sol, vou tentar me policiar quanto á isso.
      Mais uma coisa vi suas fotos minha moto era igual a sua e eu a amava, não me deixaram mas nem ver ela, já venderam mas eu continuo a amando do mesmo jeito....
      Um abraço e até mais amigo, fique com Deus tbémm...

      Excluir
  30. fis cilugia no femur colocoi 1hate 4prafuso faz 3anos votei ate dores e normal antomio

    ResponderExcluir
  31. Daeee galera mal das perna !!
    Pois eh, estou nessa tbm, quebrei meu fêmur em julho de 2011 quando errei um pouso de velocidade numa competição de paraquedismo.
    Fiz uma cirurgia coloquei uma haste bloqueada de platina..... O tempo vai passando.. tudo certo, osso coladinho.... Até que em novembro de 2011 inhoqueeeee.... entortei a haste de platina(mas como assim ??? era pro osso estar inteiro.. nao era?! ) bom aiiiiii começou a historia...
    Outra cirurgia haste de titânio desta vez... como sempre recuperação dolorida.... mas vamo que vamo... 2 muletas, depois uma... muita dor no joelhooo... rx melhor não poderia ter.. mais dor no joelho... mais uma pequena cirurgia para tirar um dos dois parafusos que tinha perto do joelho pois provável que era a ponta dele que me machucava... dor no joelho não passa... sem muletas.. com muita dor no joelho.. setembro de 2012 tudo lindoooooo no RX .. baita calo ósseo, liberado pra fazer tudo... inclusive muita musculação com doses controladas da anabolizante pra fortalecer a musculatura do joelho(pois segundo o medico a dor no joelho era por instabilidade por falta de musculatura).... dale pau.. mais força.. e os dias foram passando e nadaaaa da mardita dor no joelho passar... ateh que final de janeiro num esforço que fiz... crashhhhhHHHHHHHH
    La se foram os dois(nao um, OS DOIS) parafusos que eu ainda tinha(um perto da cabeça do fêmur e outro que sobrou próximo ao joelho.. eitchaaaa coisa... ai que a dor no joelho ficou do tipooooooo....numa tomografia que fiz deu que não tinha sinais d consolidação... mas segundo o medico era normal.. bla bla bla..... aquele exame sempre iria dizer aquilo... Resultado por não acreditar no laudo da tomografia?? Parafusos quebrados e perna 4,2cm mais curta.. ai o medico disse... "-Só esperar que agora vai colar" Como assim ??? e ficar com a perna mais curta ?? NAIM NAIM NAIMMMM.... tu vai me endireitar Dr.
    Falei em colocar lisarovi(sei lah se eh assim que se escreve) bom o tal do fixador externo..."- Tah muluco, aquilo e tortura d+." disse o medico. Então me disse que iria trocar a haste colocar uma mais grossa, esticar esses 4,2cm e meter enxerto na cratera. Assim ele fez no inicio de março deste ano(2013).
    Eitaaaaa dorzinha chata essa na bacia de onde foi tirado o osso neh!!
    Recuperação vai indo... 120 dias enxerto pegou que foi uma maravilha.. buranco tampado..... Vamos largar UMA muleta(ebaaaa finalmente uma mão livre para andar de mãos dadas com a namorada)
    Mas e o medo de ainda estar com a filha da mãe da pseudosacanagem.
    Entao eu disse.. "-Dr.. tá tudo legal no RX né?! Mas e esta linha aqui... será que não estou com a mardita pseudoartrose d novo?? O senhor me faz uma guia pra fazer uma escanometria e uma tomografia." Fiz os exames... mas parece uma coisaaaa... quando tava caminhando na unimed aqui de Joiville para marcar a tomografia sinto/escuto troc troc troc troc troc.... OPSSSSsss :/
    Nemmm precisava mais fazer a tomo... claro que o safado não colou..
    Na escanometria que fiz, perfeitooooo... a perna ficou mais comprida até rsrsr menos de 1milimitro mais comprida que a outro. Perfeito mesmo... nem de nascença era tao certinho rsrsrrsrs.
    Masssss na no laudo da tomografia que peguei sexta agora (09/08/2013).. ixxxxxx
    Já sabe ou preciso falar ?? ai vai... " bla bla bla.. pós operatório de tratamento de pseudoartrose.. bla bla bla ... SEMM sinais de CONSOLIDAÇÃO"
    Ohhhh Belezaaaaaa !!!
    Bom agora nem sei oq fazer...
    Tenho medico marcado para próxima sexta dia 16/08/2013.
    Vamos ver oq ele diz.
    Então é isso... quado tiver, posto aqui as novidades.
    Abraços e boas consolidações galera !!!

    PS: se alguém tiver o nome do remedinho milagroso... passa aeee !!! =)

    ResponderExcluir
  32. Ahaha sua postagem foi ótima muito divertido ler seu depoimento apesar da tragédia que é passar por isso tudo, mas parabens pela forma como vem incarando o problema, muito melhor que ficar chorando né?! Já que estamos no inferno o jeito é abraçar o capeta! Ah amigo, se eu soubesse algum remedio milagroso prometo que seria seu e de todos que postam aqui no blog comigo! Depois de tirar osso do quadril duas vezes (a dor lá é chatinha mesmo né?!)e passar por tres cirurgias no mesmo local, posso dizer é um perrengue, mas um dia se vence! Ahh se vence! Minha perna está 4,6cm menor e um pouco torta, o desafio é tentar mancar o menos possivel mas tá difícil. Meu medico quer abrir pra tirar as placas e colocar outra com enxerto pra aumentar o tamanho, ou seja, serrar e começar tudo de novo. Mas e se o demonio da pseudoartrose me visitar de novo? danou-se!
    Quando tiver novidades estamos esperando amigo! Um abraço e força aí!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa vlw garoto.
      Entao dia 14/10 agora vou pra faca novamente.
      Nada de muito agressivo. O medico vai tirar mais osso da bacia e enxertar novamente no fêmur. Parece que tbm vai usar um pouco de osso sintético... sei lah q treco eh esse rsrsrs
      Vamos ver se desta vez esses tocos se colam rsrsr
      Entao eh isso.
      Vlw guri.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  33. Abaixo umas fotinhas pra descontrair rsrsrrs

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=135508336531472&set=a.112374292178210.20387.100002169200415&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=146033708812268&set=a.112374292178210.20387.100002169200415&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=144074702341502&set=a.112374292178210.20387.100002169200415&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=177376122344693&set=a.112374292178210.20387.100002169200415&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=186643761417929&set=a.112374292178210.20387.100002169200415&type=3&theater

    ResponderExcluir
  34. Olá bom dia, meu nome é Luciano Bruno, quero compartilhar meu causo tb rsss, dia 21 de fevereiro de 2013, as 17hrs da tarde, sofri um acidente de moto, com fratura exposta da tíbia e da fíbula, quase perto de casa, o SAMU me levou pro pronto socorro e naquela loucura toda quem poderia imaginar que eu tinha um plano de saúde hehehe, bom, foi feito uma intervenção cirúrgica, graças a Deus era um médico ortopedista que estava de plantão e um outro que era um médico cardiovascular, pois bem, salvaram minha preciosa perna.
    Foi posto uma placa (material do SUS) acho que daqueles bem porcaria sabe, mas de boa eu estava bem e voltei pra casa com minha perna salva, (isso que importava) fiz tudo que era necessário para cicatrização da pele e do osso, eu por fim todo contente com os resultados e com as radiografias seriadas, mas tudo doía quando eu ia andando mas os médicos falavam que era assim mesmo que com o tempo tudo ia se ajeitando e dando certo as dores ia parar. Ai parecia que estava tudo bem, até voltei a trabalhar em agosto, fiquei uma semana numa alegria que parecia que ia explodir, ai veio na sexta feira uma dor ao sair pro almoço como se fosse um estouro por dentro um barulho esquisito, cheguei em casa quase engatinhando de dor e já com a perna inchada no local da fratura, cara, pense, todo mundo em casa entrou em desespero de novo junto comigo.
    Entrei em contato com o meu médico e ele me falou que quebrou a placa e havia dado pseudoartrose e que nem ele sabia porque havia dado todo esse problema e que por fim eu deveria entrar pra uma nova cirurgia uma vez que a placa quebrou por completo. (Mas assim, quebrou a placa e também quebrou o calo ósseo, agora nem sei ao certo se quebrou de novo a perna ou só trincou, mas na radiografia, está muito juntinho os ossos, graças a Deus). Desde então não tirei mais radiografias para ver se houve progresso e se realmente eu tenho a pseudoartrose sei lá. (num fumo e nem nada, mal eu bebo cerveja)
    Hoje, com quase 8 semanas depois, nem a cirurgia foi liberada pela Unimed, pois nem sei se eu to contente ou não.... :(
    A perna esta colando sozinha (eu acredito, pois esta com calo ósseo até as tampas kkkkk) e nada da cirurgia e quando eu ligo pra lá o povo só me fala que eles tem um prazo de 21 dias úteis para liberar, penso que se bater esses 21 dias eu entro com uma representação via judicial pra quem sabe apareça pelo menos um parecer dizendo ((sim ou não e pronto hehehe)).
    Mas fiz minhas pesquisas e to tomando suplementos a base de cálcio 500mg e vitamina D3 dou minhas voltinhas no sol. Só lembrando, lá na semana que quebrou a placa, a minha canelinha estava soltinha tipo mole mas não saiu nada do lugar, agora formou-se um calo ósseo por cima do outro e esta dura mas tenho medo de pisar no chão com segurança, eu me apoio nas 2 muletas, as vezes que ando um pouco mas coloco o pé no chão para sentir um pouco o gosto de caminhar rsss.
    Eu procuro saber de outras pessoas para ter uma noção que não existe somente eu com problemas e procuro levar a vida de forma feliz, oro todos os dias para que todos nós que passamos por isso, sejamos tratados com seriedade e comprometimento, porque no Brasil e no SUS meu amigo é coisa de doido rssss. E olha que to com um plano de saúde pago, imagina se eu tivesse pedindo por favor kkkk.
    Abraço a todos e muito obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae galerinha, passei pela 2° cirurgia dia 09/10/13, bom estou blz de novo em repouso no pós operatório, agora é só aguardar hehehe. Dessa vez é titaneo de verdade rsss e mais enxerto osso sintetico pra colar e suplemento de calcio 500mg + vit d3 pra calcificar mesmo, galera fiquem com Deus e sorte e saúde a todos. Qq duvida tamos ae: lucianobduno.ms@hotmail.com e no whatsapp 6799856205 ate mais

      Excluir
    2. Puxa amigo que bom que você já fez a cirurgia e que se recupera bem!!! Não ewntendi sobre a placa do SUS você disse que era ruim, mas como você ficou sabendo disso foi o médico que disse? Porque quebrei duas placas enormes e ninguem nunca me disse nada sobre a qualidade da placa, quebrou devido o osso não colar e o peso da perna toda sobre a placa elea não aguenta mesmo. Agora vc me deixou pensativo he he. Um abraço, e que tudo fique para trás logo amigo, vida pra frente!

      Excluir
    3. Oi Aroldo, o material que é feita essa placa eu não sei dizer ao certo, mas pelo que o médico me disse (dps de uma boa pressão que fiz pra saber a minha realidade) que era um material bem inferior. Até procede mesmo, porque na ultima consulta agora eu perguntei pra ele sobre a pseudoartrose, ai ele falou que: eu nunca tive esse mal, mas como qualquer pessoa posso ter sim, até que fiquei aliviado. E se nao foi a pseudoartrose o que houve Senhor, que quebrou essa criatura dessa placa rsss, bom mas ja foi, agora estamos de titanio na perna, e ja to fazendo fisio, espero voltar logo a andar de boa.
      Aroldo, eu moro em corumba no MS e a rede publica de saude é bem ruim mesmo, diferente de outros centros que eu acredito que seja melhor que aqui pois é negação mesmo.
      Mas to tomando tb calcio 500mg + vit D3 as pampas e to tomando chazinho de pedaços de aroeira (amargo mas é muito bom).
      Qq coisa to sempre olhando aqui os posts, grande abraço e uma excelente saude. Até mais

      Excluir
    4. E aí amigo como está? desculpe a demora. Fiquei impressionado o médico admitir que usou uma placa de material inferior, isso renderia até um processo! Imagine a inconsequencia deste ato, o prejuizo que não traz pra vida da gente uma coisa assim. Sempre achei que o erro humano era mais predominante em todos estes casos de pseudoartrose do que uma simples deficiencia organica, e a cada dia só me convenço mais. Aqui neste país dificil de se confiar que alguma coisa seja seria. legal a aroeira estar te ajudando, você está se cuidando, agora é só esperar que seu organismo faça o resto! Um abraço amigo, qualquer novidade nos informe! Se cuide bem e fique com Deus.

      Excluir
    5. Grande Aroldo e demais amigos, como vai? Olha eu estou bem, voltei a trabalhar já tem um tempo ae e to mega feliz, o osso colou mas nem penso em mexer mais com a placa na perna, chega de cirurgia rsss, to de boa longe de cirurgias kkkkk, só restou mesmo umas dores creio que seja no nervo que corre perto da tíbia, mas eu já estava consciente desde o início que nada mais seria como antes, mas que assim seja, ao menos estou inteiro e andando é o que importa. Lá no meu serviço eu fico o dia todo sentado (financeiro) ai só levando pra fazer um alongamento nas pernas e andar um pouco. Mano, sempre vou estar por aqui, deixo um forte abraço e que Deus proteja a todos nós... até mais

      Excluir
  35. Ha tempos fiz um post aqui, vamos la pessoal, fiz 3 cirurgias no femur...conforme o o Thiago Lira disse ai em cima, o ilizarov nao machuca nada... foi a cirurgia menos dolorida. Ja a porra da haste... que entra no osso através de marteladas doi muito!
    Sofri um acidente de moto, arregacei o femur, na primeira cirurgia coloquei a dolorida haste...entortou...nova cirurgia...placa de platina com umas dezenas de parafusos....dps de um ano a merda quebrou, agora coloquei ilizarov (gaiola de fixação externa), estou com ela a 4 meses, a previsão total sao de 6 meses, mas das cirurgias que fiz essa foi a mais tranquila.
    Por isso quem tiver que fazer, faça nao fique com medo da estetica (realmente horrivel) mas o importante é ficar com o osso 100%. E a recuperação esta muito boa, porem estou tomando calcio 500mg/dia com vitD.
    Detalhe eu fumo isso influencia na calcifcação..
    Espero ter ajudado tbm!
    Se alguem quiser perguntar algo ou duvidas sei la mande um email felippe_motta51@hotmail.com
    pois ja passei por variaas... e sei o quanto é dificil quando nao sabemos do que se trata realmente!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  36. e aí Felipe blz?Puxa quanta cirurgia amigo, mas agora vai dar certo né! tem que dar!!! Tá fazendo fisio? E pra tomar banho, se vestir é muito dificil? Essa eu nunca usei. Aliás meu médico só sabe por essas porras de placa, hehe. Quebrei duas, estou com a terceira, mas desta vez colou é só tirar. Finalmente. Muita paciencia e cuidado agora amigo, gostei de saber que vc está tomando suplementos, é isso aí! Uns banhos de sol tambem ajudam, mas com cuidado, se chegar a esquentar os fios já pensou? Abraço, felicidades! Logo isso tudo vai ficar para trás, vc vai ver!! Força!

    ResponderExcluir
  37. oi pessoal blz!! eu passei por 6 operaçoes, pois apanhei uma infeção hospitalar e desde que apanhei a maldita o osso nunca mais "colou" . tive em primeiro lugar a haste durante 1ano e meio e o treco do femur nada... o dr abriu e verificou que estava uma infecção e disse que tinha que tirar a haste, fazer limpeza cirurgica, meter material novo (fixador externo) e depois tomar antibiotico intravenoso de largo espectro. 6meses depois fui tirar o tal fixador, e lá estava de novo a infecção!!! eu morri quando soube.... nisto tudo o dr. meteu-me a placa com os parafusos e novamente antibiotico intravenoso durante 2meses no hospital.... passados 7meses os parafusos partiram, começou 1 e na semana aseguir lá se foi outro..... entretanto ainda estou a espera de ser operado pois o seguro de saude não anda para a frente para dar o OK. Tem sido uma reviravolta na minha vida, mas a que ser forte e dar a volta por cima disto!! abraços e as melhoras para todos.....

    cumprimentos

    Flávio Pinheiro

    Portugal

    ResponderExcluir
  38. Olá Flavio, legal saber que vc achou meu blog aí num outro continente, espero sinceramente que você saia logo dessa meu amigo, fiquei impressionado com seu problema, infecção hospitalar é caso sério, mas se Deus quiser vc sai logo dessa, força amigo, não desanime! Abraço.

    ResponderExcluir
  39. Estou acidentado a 39 meses com fratura do femur esquerdo onde possuo uma haste de titanio , ja fiz encherto e tambem ondas de choque e infelizmente o osso nao consolida qual procedimento futuramente os medicos podera fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo.
      Vc fez o tratamento completo de indas de choque e não deu sinal algum de consolidação.Meu caso é o mesmo que o seu.Aguardo resposta.

      Excluir
  40. o que podem fazer é outro enxerto normalmente é assim que funciona. no meu caso o osso estava com infecção espero que não seja o seu caso mas normalmente fazem outro enxerto ósseo. cumprimentos

    ResponderExcluir
  41. A fisioterapia com movimentos é pra ajudar também. Movimento gera irrigação sanguinea no local, e com isso oxigenação e recuperação dos tecidos. Seria bom ajudar com suplementos a base da calcio, magnesio e vitamina D.

    ResponderExcluir
  42. ola Aroldo, espero que esteja bem.
    Bom vamos lá a minha novelas que nunca chega ao fim, tenho problemas no joelho de nascença, chama-se joelho valgo (a perna forma um "x") e sinto muitas dores, em 06/2011 fiz uma cirurgia na perna direita para corrigir a angulação com uma placa de titanio e 5 parafusos, tempo vai e rx atras de rx, o osso começou a formar porem em fevereiro de 2012 o processo de colagem se estacionou, e ao inves de consolidar, o organismo acabou meio que consumindo o osso que formou e resultado, uma pseudoartrose, refiz a cirurgia em março de 2013, tenho uma outra placa de titanio (grande) e 8 parafusos , e ainda no processo de colagem, hoje faz um ano que estou fazendo fisioterapias, e osso só esta 60% colado, em maio sera um mes decisivo pois o medico espera que meu osso esteja colado de 75 a 80%, porem nao sinto nenhuma diferença desde a ultima consulta, meu medico é bem requisitado e especialista em joelho e segundo outros medicos ele é competente no q faz e elogiam ele muito, e tbm a cirurgia esta bem feita. Gostaria de saber o que você fez para ajudar a colar e como venceu a sua pseudoartrose? Eu ja vai fazer 3 anos de muleta e com dores na outra perna (tenho ainda o problema de nascença, que na vdd incomoda muito mais que a dor da fratura) e uma incerteza de quanto tempo ainda vou ficar assim, uma luta grande ainda que bate muita tristeza, dor, sofrimento e desanimo. Mas se Deus quiser vai acabar um dia, mas esta me faltando paciencia, pois o cansaço bate por causas dessas dores.

    ResponderExcluir
  43. Olá Leleca, eu estava internado até ontem pra retiradas das placas do femur, hoje estou em recuperação. Quero que saiba que estou orando por você ter uma recuperação rápida, e que suas dores sumam. Bem, o que fiz para me recuperar foi tomar suplementos a base de calcio, magnesio e vitamina D, conforme cito aqui em diversas resposta e postagens, mas acima de tudo movimento, quanto você conseguir e aguentar, desde que não haja exageros e sobrecargas, é o melhor remédio. Não desanime nunca... VAI PASSAR!
    Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aroldo. que Deus te ajude e te cure rapido, boa recuperação a vc. Se deus quiser vamos sair dessa logo. bjos.

      Excluir
  44. Te agradeço a gentileza querida, vamos sair dessa sim! Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite Aroldo!!!
    Gostaria de saber sobre a suplementação que menciona na sua recuperação,o cloreto de magnésio é pó,capsulas ou aquele que dissolve em agua e coloca na geladeira? e qt ao calcio qual quantidade q usa por dia? tenho um sobrinho que ja fez a primeira cirurgia o osso nao colou,depois na segunda foi colocado enxerto e o osso absorveu o enxerto,terá q passar por uma nova cirurgia,mas ele nunca tomou nenhum suplemento,porisso estou te perguntando,para q ele ja comece a usar antes mesmo da cirurgia,desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  46. Olá maria desculpe a demora em responder!! O cloreto é esse mesmo, que vai na geladeira haha. O cálcio é uma colher de chá de manhã. Dai falta a vitamina d3, pode ser tomando sol ou suplemento a base de.
    Meu enxerto sumiu igual o dele. na segunda vez só que deu certo, graças tambem aos meus exercicios fisicos e suplementos!!! Whey protein é bom tambem, tem calcio e ajuda fortalecer a massa magra do membro, ajudando na recuperação. Você pode encontrar aqui: http://monsterbodysuplementos.com.br/loja/proteinas-1.html
    Um abraço, e ótima recuperação!!!

    ResponderExcluir
  47. Aroldo boa noite,muito grata pela resposta as minhas perguntas,esqueci de te falar eu sou nutricionista,e trabalho tb com suplementos de vitaminas e do tipo whey ,eu ja tinha prescrito essa suplementação pra ele,mas menino novo teimoso,inclusive dei a ele o cloreto de magnesio usou alguns dias e parou,so q agora ela esta vendo q so cirurgia num caso desse não resolve,e achei teu blog ,mostrei pra ele e agora vou mostrar a tua resposta.so assim ele vai cair na real,pq como diz o ditado santo de casa não faz milagres rsrsrs.Um abraço e otima recuperação para vc.

    ResponderExcluir
  48. Ola Aroldo cara fraturei o femur esquerdo ja tem 4 anos e passei por 2 cerurgias a haste do femur quebro e agora na segunda cerurgia ate colou um poko mas o medico que fazer outra cerurgia e exerta osseo d novo tirar do quadril so que minha perna nao doi existe outro tratamento ou tem algum remedio suplemento q eu tome para a ajuda a consolidação

    ResponderExcluir
  49. Blz Deangeles?! Então, aqui no blogo você vai achar muitas dicas do que tomei para me ajudar a obter a tão sonhada cosolidação óssea que por vezes parece um pesadelo, demora tanto pra acontecer que a haste ou placa acaba não aguentando e quebra. Deixo sempre clara a importancia do calcio, magnesio na forma de cloreto, se compra em famacia na forma de sal, põe em 1 litro de agua e todos os dias tomauma xicara. Também a vitamina d3, tomar sol ajuda muito. E claro, não esquecer do essencial, o movimento, fisioterapia e depois musculação com acompanhamento, para aumentar irrigação sanguinea no local. O novo enxerto ósseo é indispensavel, fiz duas vezes tambem, foi o que ajudou .Um abraço e sucesso na sua cirurgia, e lembre-se "Vai passar"!

    ResponderExcluir
  50. Oi Aroldo, desde já melhoras p/ você.
    Que providências você tomou em relação ao encurtamento? Algum exercício ou algo que diminuísse os incômodos? Perdi 2,5 cm depois de 2 cirurgias de fêmur, também em decorrência de acidente de moto. Há dias em que os músculos inferiores ficam doloridos, meu joelho desenvolveu condromalácia. Fiz correção no calçado, mas ainda ando mancando.
    Valeu pelo blog, quando fiz minhas cirurgias, ler essas experiências de quem enfrentava problemas semelhantes me ajudavam muito!

    ResponderExcluir
  51. Olá Meiry, desculpe a demora de resposta, pois é seu encurtamento é bem menor que o meu (4,6cm) creio que vc não terá problemas se fizer musculação e fortalecer os músculos da perna, você pode andar bem normal!! Segundo os médicos tem muita gente que já nasce com diferença às vezes até maiores de tamanho do que a sua, e conseguem andar normal! Eu uso uns calco de sapato de silicone, desses que se compra em loja de calçados, comprei na Centauro, uso tres de uns 0,5cm daí quase não manco. Não fosse a tortura em varo que ficou eu teria ficado quase 100%, graças repito à musculação! Usar sapato alterado isso não vou mesmo!
    Eu acho que, respondendo sua pergunta, a musculação localizada para seus múculos da perna que provavelmente atrofiaram, alongamentos também, você pode ficar quase perfeita e sem dor! Enfrente a dor!!! Não se deixe abater. O próprio execício dá fim nela amiga, acredite!!! Foram inúmeras as vezes em que cheguei na academia com dores, joelho, quadril, tudo, mas que após o treino, acredite, tinham sumido tudo!!!! Se exercite que você melhora amiga! Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde, gostaria de compartilhar com vcs minha história tbm.... me acidentei de moto em março de 2012 e desde lá já passei por seis cirurgias e fiquei com encurtamento de mais ou menos 1,5cm, ainda não realizei o exame pra saber corretamente..... a primeira placa quebrou, coloquei haste e enxerto de bacia, peguei infecção de pele no hospital ai tive que abrir pra limpar, tirei parafuso pra ver se pistoneava e estimulava o osso, troquei de haste, fresaram para tirar enxerto do miolo do fêmur... ai troquei de novo, coloquei placa e enxerto sintético e pra ajudar adquiri uma entoxicação de remédios , não posso tomar nada que contenha paracetamol ou diclofenaco... E mais uma vez não reagiu, semana passada completou seis messes da minha ultima cirurgia e já tive a noticia de que tenho que operar a sétima vez.... a proposta agora é placa onda, e retirar enxerto do outro fêmur. já procurei varias opiniões e todos concordam com meu médico... mais um deles disse que se fosse ele esperava completar um ano, disse pra eu ir pisando devagar, comecei a fazer hidroterapia e há algum tempo venho suplementando com Ômega 3 e Cálcio da Herbalife, pois de todos que já tomei foi o único que deu melhor resultado no meu organismo... estou sempre fazendo exames de sangue e urina, pois tive deficiência de cálcio em meu organismo.
    Gostei muito do blog, e gostaria de saber se alguém de vcs já ouviu falar no tratamento de pseodoartrose que esta em estudos... que é com ultra-som de baixa intensidade??? diz que esta sendo realizada somente em Curitiba...

    ResponderExcluir
  53. Olá Jaqueline, satisfação tê-la presente em meu blog. Puxa seis cirurgias e talvez precise de outra!! Que coisa hein amiga?! Mas é assim mesmo, tenha fé que vai passar, uma hora tem de dar certo!!! Comigo foi mais ou menos assim também. Quanto aos suplementos, acho apenas que vc poderia estar complementando com magnesio e vitamina d3. Já isso que vc diz da "marca", hehe achei pura auto sugestão. Não se vê assim claramente efeitos desse tipo de suplementos, é coisa sensível, dá resultado com o tempo... Não há segredo, é o pó de uma rocha...Mas tenha em mente que um precisa do outro, cálcio, magnésio, e vitamina d3. Não descuide da vitamina c também, ou seja, procure um polivitamínico que tenha tudo. Quanto ao cálcio, puxa vida, em lojas de produtos naturais vc compra a granel e toma uma quantidade mais generosa a um preço em 0,000001 haha, e é o mesmo da cápsula, o resto é marketing!!
    Quanto ao tratamento que vc menciona, achei uma vez para comprar o aparelho que faz isso, não me lembro mais o nome pra te dizer, mas custava a uns 5 anos atrás R$6.000,00 e era descartável!!! Só pode ser usado por uma pessoa, depois é inutilizado. Cheguei a escrever uma carta pro prefeito pedindo pra ele comprar e ter no posto de saúde, mas nem deu resposta. Desisti, e comecei a pegar firme na suplementação e exercícios. Foi assim, com a ajuda de Deus que eu me livrei deste demônio que não deixava meus pobres ossinhos se colarem!!! um beijo minha querida, ter desejo sorte, que Deus se apiede de vc e mande um anjo tocar na sua perna e te deixar bem boinha logo, e que possa sair dessa feliz, saltitando!!! ;) Forte e sincero abraço!!

    ResponderExcluir
  54. Bem eu estou passando pelo mesmo problema pseudoartrose pois já fiz duas cirurgias a Primeira estava Calcificada no Raio-x Porem era Uma Calcificação falsa e quando o medico disse que eu já podia Andar eu fiquei alegre pois ia deixar as muletas.só que na Terceira Semana quebrou. ai fiz A segunda cirurgia ele tirou um pedaço do osso que deixou a perna menor uns 2 centímetros já estou com dois anos da segunda cirurgia e a calcificação e muito pouca mas o medico disse que se eu tiver paciência não vai precisar fazer outra cirurgia ele disse que eu fosse pisando no chão com as moletas e forçando um pouco mas quando piso muitos dias eu sinto dor ai eu paro.estou tomando (cálcio com vitamina D) para ajudar mas peguei uma gastrite de tanto tomar remédio para dor, por isso eu tomo o comprimido de cálcio só três vezes por semana pois tenho medo de tomar muito. muita gente aqui em fortaleza me disse para tomar mastruz com leite pois ele acelera a consolidação do osso estou tomando. mas gostaria de saber o nome dos suplementos de cálcio que voce tomou se possível. Gostei do seu blog... Um abraço é tudo de bom....

    ResponderExcluir
  55. Bem eu estou passando pelo mesmo problema pseudoartrose pois já fiz duas cirurgias a Primeira estava Calcificada no Raio-x Porem era Uma Calcificação falsa e quando o medico disse que eu já podia Andar eu fiquei alegre pois ia deixar as muletas.só que na Terceira Semana quebrou. ai fiz A segunda cirurgia ele tirou um pedaço do osso que deixou a perna menor uns 2 centímetros já estou com dois anos da segunda cirurgia e a calcificação e muito pouca mas o medico disse que se eu tiver paciência não vai precisar fazer outra cirurgia ele disse que eu fosse pisando no chão com as moletas e forçando um pouco mas quando piso muitos dias eu sinto dor ai eu paro.estou tomando (cálcio com vitamina D) para ajudar mas peguei uma gastrite de tanto tomar remédio para dor, por isso eu tomo o comprimido de cálcio só três vezes por semana pois tenho medo de tomar muito. muita gente aqui em fortaleza me disse para tomar mastruz com leite pois ele acelera a consolidação do osso estou tomando. mas gostaria de saber o nome dos suplementos de cálcio que voce tomou se possível. Gostei do seu blog... Um abraço é tudo de bom....

    ResponderExcluir
  56. Olá meu amigo Gomes! Desculpe a demora em te responder, mas as coisas andam muito corridas aqui. Esta situação do osso fingir que calcifica depois retrai é típica da pseudoartrose, uma infelicidade mesmo!! O movimento na região aliado a práticas saudaveis, alimentação e banhos de sol são fundamental para a cura. Como meu médico dizia, pode demorar mas uma hora vai ter que colar!!! Bem quanto ao cálcio, nada demais nem tem marca, compro a granel em lojas de produtos naturais, eles pesam num saquinho na hora, não dá nem um real.Tomava uma colher de sopa raza todos os dias. Quanto a sua gastrite,, pasme o cálcio é bom tambem, uma colher cheia vc toma com meio copo de água gelada ele alivia tambem!! Quanto ao mastruz com leite não tenho informação, mas sei que tem mastruz em pomada para para machucados em tendões e articulações então deve ser bom sim. Só não exagere na dose que pode ser um pouco tóxico, serve como vermífugo então imagine. Um abraço meu amigo qualquer coisa estou a disposição!

    ResponderExcluir
  57. Tive fratura exposta de femur com perda òssea logo acima do joelho num acidente com moto,foi colocado platina e fique com a perna atrofiada,e quando calcificar bem o femur posso tirar a platina ?

    ResponderExcluir
  58. Tive fratura exposta de femur com perda òssea logo acima do joelho num acidente com moto,foi colocado platina e fique com a perna atrofiada,e quando calcificar bem o femur posso tirar a platina ?

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Aroldo, tive uma fratura no fêmur dezembro de 2013, coloquei uma haste e até hoje minha coxa e joelho ainda dói e eu manco bastante, não fiquei com a perna menor, está normal, isso é normal? Será que vou consegui jogar bola ainda?

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Aroldo, tive uma fratura no fêmur dezembro de 2013, coloquei uma haste e até hoje minha coxa e joelho ainda dói e eu manco bastante, não fiquei com a perna menor, está normal, isso é normal? Será que vou consegui jogar bola ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe como está? Melhor espero, tive um problema tecnico com minha conta por isso a demora em responder. Acredito que se seguiu minhas dicas sobre exercicios e suplementação já esteja melhor sem dúvidas! Dores devem já ter sumido também espero. Aguardo sua resposta. Abraço

      Excluir
  61. bom dia, tive uma fratura no fêmur em 1 de abril de 2015 fui operada em 15 de abril hoje com 4 meses ando de muletas quando tento dar algumas passadas sinto dor insurportavel e se dobrar o joelho um pouco acabo caindo, a fratura foi no meio do fêmur e teve vario pedaço pequeno que ainda estão se colando, foi colocado uma placa de platina interna com 20 parafusos, serar que vou caminhar em breve sinto muita dor e meu joelho estala muito não tenho força na perna que é a direita,tudo isso devido a um acidente de moto que me destabilizou em todos os sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kettane, desculpe a demora em responder, espero que já esteja melhor, espero também sua resposta se já melhorou, abraços!!

      Excluir
  62. Boa noite, Aroldo, prazer!

    Olha, estou na segunda cirurgia, fiz enxerto com Haste intramedular, há 10 dias, (a
    minha primeira placa quebrou). E tenho o problema de Psioartrose, e estou com muito medo do osso não colar. O que devo tomar a fim desse osso consolidar mais rápido? Além de você, já houve casos extras (que você saiba de pessoas com psioartrose), que tenham se recuperado totalmente. Aguardo ansiosa por sua resposta.
    Se possível, gostaria que você por favor me enviasse seu e-mail.
    E você, já fez sua nova cirurgia reparadora? Que Deus lhe dê muita sorte!

    P.S. li todas as postagens acima, muito legal.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite Sheila! Desculpe a demora em responder. Então, agora você me deixou na dúvida, o que vc tem é o mesmo que eu tive, PSEUDOARTROSE? Bem, os suplementos são os que já descrevi aqui em alguns artigos, cálcio na forma de pó comprado pelo nome de dolomita, uma cholher de café cheia, em água, uma vez ao dia, cloreto de magnesio, 33mg em 1,5l de agua, uma xicara ao dia; banhos de sol ou vitamina D. Fiz também auto hemoterapia, descrito no you tube pelo Dr. Luiz Moura. Espero ter ajudado, um forte abraço! Melhorassss

    ResponderExcluir
  64. Obrigada, Aroldo, pelas informações!
    Sim, foi a pseudoartrose (apenas diminuí o nome).
    Com nove meses, minha placa de titanio mais parafusos quebou, e eu fiquei muito assustada! Cinco dias depois (10/11/2015), fiz nova cirurgia; à qual foi colocada uma haste grande, mais enxerto do quadril. Não sinto nenhum tipo de dor. Estou tomando os suplementos, mais 15 min de banhos de sol quase que diários (sem protetor). Também estou fazendo fisioterapia 3 vezes na semana, e caminhando com a ajuda de um andador. Me falaram também, que mastruz com água ou leite, chá cola-osso, e gelatina, também ajudam! Mas mesmo assim, estou com muito medo do meu osso não colar... Você sabe me informar que quem já teve a pseudoatrose uma vez, pode vir a ter sempre, ou isso é relativo? Também, além de você, já ouviu falar em casos em que o osso consolidou, apesar da pseudoartrose??! (me fale, por favor)! Estou, no momento, passando por 'noites escuras'; sou católica praticante, mas estou muito angustiada, sem ânimo nem mesmo para rezar!
    Sofri acidente de carro (por culpa de terceiros), no dia 31/01/2015. Moro no interior de Alagoas, mas estou passando um tempo na capital; Maceió.
    Por favor, você sabe me informar qual a melhor faixa etária de idade, para quem tem esse problema de pseudoartrose, de se curar? Pois não fumo, bebo, nem sou obesa. Só tenho uns aninhos a mais que você.
    E aí, já se recuperou totalmente? Espero na graça de Deus, que sim! Eu quero mais é me recuperar, em nome de Jesus, mesmo ficando com algumas sequelas, que para nós é normal!
    Mais uma vez, agradeço de coração, por suas informações, às quais são de grande importância para mim!
    Fique sempre em companhia de nosso bom Deus, e Nossa Senhora! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila minha querida! Agradeço muito suas gentis palavras e peço perdão pela demora da resposta. Bem, respondendo sua pergunta sobre pseudoartrose sim, é possível a cura, muitas pessoas tem ou tiveram isso mas como meu falecido médico me dizia "uma hora TEM que colar!!!". O enxerto de quadril é justamente para isso, estimular crescimento ósseo no local. O que em minha opinião favorece em muito essa colagem é a alimentação, suplementação e exercícios, mas isso tudo vc já está fazendo, além do banho de Sol, então, só resta esperar e ter fé agora! Não desanime nunca! Eu estou ótimo graças a Deus, minha perna, apesar de ter ficado menor e com uma pequena secreção, desenvolveu musculatura, está forte como nunca!!! Então fique bem, se cuide, e espere. O tempo irá por tudo no devido lugar, e um dia lá na frente vc vai olhar para trás e sorrir pensar que está ótima e que tudo aquilo ficou para trás. Deus nos prova e permite passagens dificeis mas também permite que encontremos saidas e evoluamos com as dificuldades. Fique com Deus minha amiga, seja forte agora hein?! forte abraço!!

      Excluir
  65. Olá Aroldo sou o Wenes,li todos os posts do seu blog e fiquei feliz em poder partilhar um pouco da minha historia. Tambem sofri um acidente de moto em junho deste ano e quebrei o femur com fratura cominutiva, Fiz cirurgia colocando haste de titanio intramedular e parafusos de bloqueio proximo ao joelho. Agora em dezembro apos 6 meses de cirurgia percebi que os parafusos se romperaram e meu medico diagnosticou pseudoartrose. Segundo ele será necessario realizar o inxerto com osso da bacia, pois a falha é grande alem de ter uma parte do osso atravessada na perna. Será necessaria uma nova cirurgia para realização do inxerto e posicionamento da parte afetada. Porem procurei uma segunda opiniao de outro medico especialista. E ele me recomendou que eu fizesse novamente a mesma cirurgia colocando uma haste mais grossa e com raspagem interna do osso que isso poderia resolver o meu caso, Já que nao sinto dores no local, mas preciso andar com uma muleta sempre, para nao correr o risco de quebrar o parafuso superior e consequentemente a haste. Ficar como está ambos me disseram que nao pode ficar, pois sinto na minha perna o efeito pistao, a perna desce e sobe deslizando na haste se é que vc me entende. Neste caso gostaria muito da sua opiniao, pois estou com muita duvida a respeito de qual cirurgia fazer. Trocar a haste por uma mais grossa que seria uma cirurgia bem mais simples, ou partir logo para o enxerto e passar por todo o sofrimento como vi aqui muitos relatos.
    Abraços Aroldo. Fico no aguardo da sua opnião.
    E aproveito para agradecer por ajudar tantas pessoas com sua experiencia, que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  66. Aroldo parabens por manter o blog apos tanto tempo.
    Com certeza esse blog continuará ajudando muitas pessoas que passaram e que ainda passarão por isso, que são tantos casos. Minha cunhada tambem teve o femur fraturado devido um acidente de moto, o dela foi dois meses depois do meu caso, e o dela ja sarou e está totalmente sem sequelas.

    ResponderExcluir
  67. Olá minha amiga Máxima! Agradeço suas gentis palavras minha amiga, sim, esperamos aqui ser algum alento, alguma esperança para que passa pelo que passei. Bem, vamos ao seu caso. Fiquei muito triste saber o quanto vc tem sofrido, parecia que eu estava aí vendo tudo, lamento minha amiga. Mas só posso ter dizer é que nunca desanime! Tenha fé, faça sua a parte com paciência que na hora certa tudo se resolve. Realmente a haste de diâmetro maior tem sido opção para alguns casos como o seu. Não me qualifico como tal pois no meu caso os médicos optaram pela placa com parafusos, que fica na parte esxterna do osso. Disconheço parcialmente os critérios que os médicos usam para usarem um ou outro método. Mas a haste deveria oferecer um suporte mais firme ao osso, já que a placa mais facilmente pode entoratar e quebrar. Só observo é que infelizmente as pessoas em que foi adotado o procedimento da haste intramedular parecem sofrer de muito mais dor do que os que usam a placa. Mas tudo isso deve, em minha humilde opinião ser discutido diretamente com seu médico, por que ele sabe direitinho seu caso e é o especialista no assunto. Se for o caso, e puder, uma segunda opinião de um outro ortopedista seria salutar. Amiga, um grande abraço, termino desejando-lhe sucesso e uma cura beeemmm rápida agora, a você, que já sofreu tanto! Fique com Deus, espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  68. Aroldo muito obrigado pela atenção e tambem pela ajuda.

    ResponderExcluir
  69. Olá Aroldo...Meu filho foi acidentado em julho de 2013...acidente de moto..fratura exposta do femur esquerdo..teve pseudartrose..agora depois de passar por todos os medicos daqui da cidade e das cidades vizinhas...está com uma duvida..vc que já passou por isso espero que possa ajudar
    Ele tem uma haste no femur..já fez terapia de ondas de choque sem resultados positivos..para evitar outra cirurgia...
    Alguns medicos dizem que ele tem que fazer outra cirurgia para trocar a haste por placas..
    Outros medicos dizem que é loucura tirar a haste para por placas..porque placa quebra e tem que desfazer tudo para retirar a haste...
    A duvida dele é esta...
    Fica com a haste..com dor..e limitado..não consegue fazer nada..andar
    só poucos metros
    Ou tenta cirurgia que é delicada e arriscada
    Qual a marca da dolomita que vc toma?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Helena, como está? Bem,respondedndo sua pergunta, acho que se ele tem dores e não está bem com a haste, trocá-la pea placa pode realemtne ser uma alternativa. Se a pseudoartrose não voltar a incomodar só vejo vatagens pq não é tão invasiva quanto a haste, portanto dores irão irão diminuir e ou até sumir. A vantagem também é que depois pode ser retirada sem problemas, como no meu caso, consolidou depois de três cirurgias, a em 2014 pude retirar a placa, o que melhorou ainda mais minha condição. Mas nunca tive problemas com dores, tudo por que era placa. Haste é mais sujeito a dores sim, pois fica dentro do osso. Sujeito a alterações de temperatura, etc que geram dor. Sem contar que o osso pode estar rejeitando a haste. Mas analise tudo com o médico direitinho ok? Um forte abraços, desejo do fundo do coração, melhoras ao seu filho, e que dê tudo certo! Mantenha-nos informados!Forte abraço

      Excluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Aroldo, boa tarde!
    Em primeiro lugar gostaría de agradecer e elogiar sua iniciativa e a continuidade de seus esforços com este blog, que não só orienta e da dicas como serve de "terapia psicológica" para quem passa pelo problema, pois é muito bom ver que há mais pessoas que passam pelo mesmo problema e não sentir que tudo "da errado só para nós", rs...
    Eu estou com o fêmur quebrado desde meados de 2012. Já passei por váarrrias cirurgias (1-placa, 2-enxerto artificial, 3-retirada da placa e uso de fixador externo lateral, 4-artroscopia do menisco do joelho, 5-novo fixador externo lateral provisório devido à nova fratura na pseudoartrose, 6-inserção de porto catch para medicação intravenosa de antibióticos, 7-retirada de fixador externo lateral provisório e colocação de fixador externo ilizarov hexapod - conhecido como gaiola).
    Em resumo, minha perna não colou ainda devido à infecção óssea - ostiomelite - junto à pseudoatrose. A principio tratei em um hospital geral que possuia ortopedia (não vou citar nomes pois não acho ético), porém além de não colar peguei uma infecção (não posso afirmar que foi lá ou não, mas é provavel que tenha sido).
    Mudei de hospital, e hoje estou tratando no IFOR, que é um hospital especializado em ortopedia e traumologia, e que indico a qualquer um da grande SP (fica na cidade de São Bernardo do Campo). Além do tratamento ortopédico estou com tratamento infeccioso, pois na retirada da placa foi feita a cultura das amostras retiradas da perna e identificadas bactérias. Neste momento eu tive o mesmo problema que você, onde um liquido vazava da perna em pequenos buracos que não sabiamos o que era (poderia ser reação do organismo ao enxerto artificial inserido na segunda cirurgia).
    Bom, onde quero chegar é: será que este excremento que sai de sua perna não seria infecção óssea, ou qualquer outro tipo de infecção?
    Me desculpe minha intromissão, mas acho válido você questionar isso ao seu médico, e também já procurar um infectologista, pois um simples exame de sangue irá mostrar alguns indicadores, como o PCR, que auxiliam na identificação de processos infecciosos e inflamatórios...
    Espero que não seja, mas não custa tentar descobrir... afinal, se for, quanto antes descobrir mais rápido você poderá tratar e consequentemente se recuperar!!! :)
    Boa sorte amigo, e desejo à você e à todos que sofrem deste nosso problema que vençamos esta guerra o quanto antes!!!
    Força guerreiros!!! E vamo que vamo!!! rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu amigo Paulo!! Fico feliz em podere ajudar, saber que de algum modo minhas experiências possam servir para ajudá-los, agradeço suas gentis palavras! Mas vamos lá, infeccção é sempre algo preocupante. Realmente pode ser isso que resultou na minha e na sua pseudoartrose, quem sabe? fato é que precisa ser tratado com urgência. No meu caso meu osso está mais que colado (do contrario já tinha quebrado de novo na academia pois pego muuuito peso nas pernas he he), mas secreção é contínua, pouco mas contínuo. Meu médico, que alias saiu fora, disse pra eu não me preocupar que não era nada demais. Fato é que ainda estou "afastado" por causa disso. Mas não me atrapalha, muito, e não sinto nada, então... Cheguei a perguntar se poderia chegar a evoluir para um quadro de câncer, ele disse que não. Ah, me pensei, dos males o menor. Não me preocupo mais. È tão pouco quer ignoro. Mas vou seguir seu conselho e procurar saber com meu novo médico o que ele acha. Fortre abraço, boa sorte!! Ah, e mantenha-nos iformados de sua evolução.

      Excluir
  72. Boa tarde, Aroldo!
    Só mais uma informação sua; hoje, fazem 3 meses e 10 dias da minha cirurgia, e durante esse tempo, fiz dois raios x, e no segundo mostrou que duas partes (das tres que foram fraturadas), já foram coladas, meu médico falou que a consolidação está indo muito bem, inclusive ele me liberou carga total sem restrições, notando que eu tomo todos os suplementos, mais o dolomita, e mais um medicamento chamado Protos (para a osteoporose). Faço apenas caminhadas (sem muletas), e fisioterapia.
    Lhe pergunto: depois de todo esse processo (de final de consolidação), eu ainda corro o risco de desenvolver a pseudoartrose? Me esclareça isso por favor! No meu segundo raio x (só fiz dois até agora), mostrou tudo perfeito. Essa é minha segunda cirurgia. A primeira foi com placa e parafusos, mas a placa quebrou depois de 8 meses, pois foi diagnosticado pseutoartrose. Já a segunda, foi com Haste intramedular, mais parafusos, mais enxerto ósseo tirado do quadril.
    Já fui liberada das muletas, e estou colocando o peso total, pois no segundo raio x, o médico falou que estava ótimo, e que só faltava colar uma das 3 partes fraturadas, mas se por acaso, essa parte não colar, não tem problema, pois o osso já está seguro.
    Agora lhe pergunto; como eu posso 'desenvolver' a pseudoartrose, se quase já houve a consolidação???!
    Obrigada por levar uma palavra amiga, de conforto à cada pessoa, assim como eu, que precisa tanto delas, para se reerguer mais um pouco.
    Que Deus lhe abençoe e lhe proteja hoje e sempre! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, agradeço suas gentis palavras, Respondendo sua pergunta, acredito que o tipo de calo ósseo, a maneira como se apresenta no raio-x seja o mais importante para se ter certeza que está livre ou não da pseudoartrose. Isso, o médico é para saber. Se diz que está livre, deve ser por que está. de qualquer forma, três meses acho um período muito curto. Mas como já disse, se acha que pode confiar plenemente no médico vc não tem mais nada a temer. Mas, todo cuidado é pouco. Faça checagens esporádicas para ter certeza e não ouse pegar peso tão cedo! Muito arriscado.O perfil do calo ósseo, tem muito a nos dizer. Se for meio fragmentado ou poros, não confie muito. Apenas minha humilde opinião. espero ter ajudado. Que tudo dê certo para vc! Fique com Deus, forte abraço.

      Excluir
    2. Olá, Aroldo, que Deus abençoe a todos nós!
      Olha, acabei de enviar meu segundo (o terceiro só vou fazer no dia 03 de março) raio-x, pra você fazer o grande favor de dar uma olhadinha, e me falar o que realmente achou. Já que você está mais que 'perito' em se tratando da pseudoartrose, e muito mais!
      Agradeço por tudo, de coração! Abraços.

      Excluir
    3. Boa tarde Sheila! Vi todos seus exames. Que maravilha como seu femur está bem retinho né, assim vc não perde em altura, como eu perdi. Pois é, a calcificação está um pouco prematura mesmo né, calo ósseo formado não dá para dizer que tem. Mas comigo também foi assim. Foi o movimento e os suplementos que providenciaram tudo eu acredito.Você deve evitar cair, pegar peso, correr. Até o freio da moto me atrapalhava sabia, de pisar para frear? É esforço que o osso ainda não está preparado. Não confie muito ainda! Todo cuidado é pouco. Por outro lado, caminhadas deve ser ótimo. Fazia muito, de muleta mesmo. Abraço!

      Excluir
  73. Oi Aroldo, não entendi bem, você quis dizer que ainda não tem 'calo ósseo' formado?? Daria por favor, pra se explicar melhor? Mas o osso está calcificando mesmo, ou é uma 'calcificação falsa?' Pois meu médico falou que está indo muito bem a calsificação!
    E você, Aroldo, (com toda sinceridade), não gostou muito não, da minha evolução?? Você me deixou um tanto preocupada como também pensativa em relação a calsificação! Meu médico mostrou no raio x, que duas partes (das três que foram fraturadas) já colaram, faltando uma parte para colar; mas se por acaso essa não colar, não tem problema, pois o osso já está sustentado.
    Hoje fazem 3 meses e 13 dias da minha cirurgia; próximo dia 3 de março, irei fazer o terceiro raio-x, e vou enviar para você, pra fazer o grande favor de dar uma 'checadinha!'
    Você ê realmente um SER que o mundo realmente precisa! Agradeço de coração, por. tudo! Que nosso bom Deus lhe abençoe grandemente, como também toda sua família! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida! Então, acima de tudo quero deixar claro que sou um estudante do assunto, um curioso que também já passou por coisa semelhante e que acumulou alguma informação nesta jornada. Mas não sei mais do que seu médico, ele tem formação em medicina, eu não. Mas é o seu corpo, sua perna que está em jogo, não a dele, sempre assim né?! Por isso talvez seja bom vc não ir confiando assim em tudo o que ele disse e se cuidar, evitar as coisas que te falei, pegar peso, impacto, etc. E daí tentar, se puder, mostrar esses exames para outro médico. Mas lembrando o que um médico meu disse certa vez, não tem como prever se vai evoluir para pseudoartrose o não. Eu só não achei muito confiável esse calo ósseo seu. Mas pode ser que esteja evoluindo para um calo ósseo, e foi isso que ele viu, coisa que eu não. Por que ele tem muitissimo mais experiencia que eu. De qualquer modo, tres meses é pouco, vamos esperar mais e dai ver nos próximos. Mande sim!!! Quero acompanhar. E faça sua parte, capriche na alimentação, suplementação, banhos de sol (com prudencia este um), movimente muuuito essa perna que esse fantasma que te ronda vai embora. Um forte abraço! Fique aos cuidados de Deus

      Excluir
  74. Boi noite, meu amigo!
    Estou lhe enviando também meu primeiro raio-x, pra você fazer o grande favor de dar uma 'checadinha', e comparar com o segundo pra ver qual a diferença entre os dois. Semana passada também fiz uma tomografia (por conta própria).
    Então, vou juntar com os raios-x, e mostrar a um outro ortopedista, como você me sugeriu. Fique com Deus! Abraços.

    ResponderExcluir
  75. P.S.: e no seu caso, Aroldo, quanto tempo levou para se dar a calcificação? Em algum momento você chegou a duvidar que sua perna não iria colar? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Aroldo, esqueci de te falar, que além do meu médico, tem um outro que vem acompanhando os meus exames, e ele fala também que eu estou evoluindo muito bem.
      Mas já marquei mais dois ortopedistas, pra mostrar meus exames. Abraços. Que Deus nos abençoe e nos proteja!

      Excluir
  76. Olá Sheila como está? Bem espero! Não recebi seu email, pode mandar de novo com os primeiros raio x? Então, se teve outro médico que disse estar indo bem, ótimo então, quem somos nós para dizer que não? Minha perna levou aproximadamente uns 6 meses a partir do ultimo enxerto ósseo.Mas calo ósseo bom mesmo demora mesmo.Teve momentos que duvidei sim, me desesperei, tive duas placas quebradas né... Muito traumático o começar do zero. Mas graças a Deus eu venci. E vc irá vencer também amiga! Tenha paciência, tenha fé!Tudo o que Deus permite em nossas vidas tem uma finalidade. O que não devemos é viver em função do efeito e esquecer da causa. Com certeza a causa sempre diz respeito a nossa evolução como criaturas de Deus. Ele como criadoer e dono de tudo tem um plano para cada um de nós. Nos permite viver em situações que nos mude, para melhor claro. Uma vez que alcancemos esse grau de evolução que ele planejou para nós, a necessidade de vivermos sob tal provação cessa.Compreender tudo isso requer um mergulho profundo dentro de nós mesmos. Achar dentro de nós a "pseudoartrose espiritual", muita das vezes amalgamada em nossa maneira de encarar a vida e que por não ser aceitável aos olhos de Deus precisa sair. Acho que é isso, acordei filosófico hj, me perdoe se "escrevi" demais hahaha. Um forte abraço e fique com Deus. Deus é ciência pura mas é também amor. Se agarre nele....

    ResponderExcluir
  77. Olá, Aroldo, muito obrigada por tudo!
    Enviei meus raio-x pelo email de minha irmã Amanda, pois o meu está com problema. Agradeço suas palavras de fé, de conforto,. Realmente hoje você está um verdadeiro poeta! Hehe (muito bom).
    É muito bom também saber a opinião de pessoas como você, que estudou e adquiriu informações precisas sobre determinado assunto, até mesmo mais que muitos 'especialistas'.
    Que o Espírito Santo te ilumine mais e mais no decorrer de toda sua existência, dando-lhe mais sabedoria e inteligência, para assim transmiti-las às pessoas que mais nescessitam de uma palavra amiga, de conforto, etc...
    Abraços, e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde, Aroldo!
    Olha, estou enviando meu terceiro raio-x, pra você dar uma checadinha, e também sua opinião, à qual é muito importante também.
    O ortopedista falou que está 70% calcificado, e ainda vai completar 4 meses. Abraços, e mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Sheila! Espero que esteja bem! Então, não recebi ainda seu terceiro raio x só os anteriores. Uma coisa que vc tem e muito favorável é que diferentemente do meu, seu femur está retinho né, sem desvios ou encurtamento aparente, o que é ótimo. Se Deus quiser, logo isso será uma pagina na sua vida que ficou para trás, e vc vai ficar 100% novinha em folha de novo! Tenha fé. Um abraço enorme.

    ResponderExcluir
  80. Deus te ouça, meu amigo!
    Só que por enquanto eu ando mancando. Mas o médico falou que ainda é por falta de musculatura, e também por eu ter passado muito tempo de muleta (na época da minha primeira cirurgia meu médico era outro).
    Também fiz uma tomografia, só que ainda está um pouco recente pra esse tipo de exame, mas mesmo assim meu médico me mostrou o calo ósseo pequeno que apareceu nesse exame.
    Já enviei meus raio-x para um outro médico.
    Sim, lhe reenviei meu raio-x. Obrigada!

    P.S. por favor, quero sua opinião, ok?
    Abraços. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  81. Boa noite Sheila,
    Consegui ver seus exames. Pode-se dizer que está caminhando para um calo ósseo. Vai depender agora do quanto vc tem de irrigação sanguinea no local, isso é dificil dizer. A boa noticia é que esta irrigação é possível estimular a partir do movimento. Sei que vc ainda manca e sente dor. Mas terá de enfrentar isso. A tendencia, com o movimento, dieta rica em nutrientes, a dor ir sumindo e o calo ósseo ganhar corpo, dia a dia. Mas cuide se muitoo para não cair e nem pegar peso de modo a sobrecarregar a perna.
    Uma pergunta: Aventaram a possibilidade de um dia poder tirar esta haste de seu femur? Apenas uma curiosidade.
    Cuide-se muito e fique com Deus.
    De seu amigo, Aroldo Bruno.

    ResponderExcluir
  82. Primeiramente, obrigada Aroldo!
    Sinceramente, o que você achou da minha calcificação, pois você só opinou quanto a formação do calo ósseo, mas não mencionou sobre a minha evolução, se a mesma está indo bem, mais ou menos, ou mesmo ótima, quem sabe... pois tem 4 meses da minha cirurgia, e o meu médico acha que a evolução está muito boa, e sem sinal de pseudoartrose, graças a Deus. Você acha que essa minha evolução poderá chegar a 'estacionar', em algum tempo, devido a algum problema, ou mesmo uma possível pseudoartrose (que Deus me livre)!
    E quanto a retirar esse material, não pretendo mesmo, pois pra mim, chega de cirurgias. Apesar que eu já soube que é simples a retirada da mesma. Mas deixe como está, hehehe. Um forte abraço, e que nosso bom Deus nos abençoe e nos proteja sempre!

    ResponderExcluir
  83. Boa noite Sheila! Relaxe meu anjo, está indo bem sim, está evoluindo, não há pseudoartrose e queira Deus nem vai dar! Quanto a retirar a haste, simm, só se incomodar né?! ;) Abraços

    ResponderExcluir
  84. Olá !! Tenho 69 anos, pernas arqueadas e uma fratura no fêmur esquerdo muito próximo ao joelho e após um ano de operado, a consolidação é apenas parcial, aumentou o grau de arqueamento e tenho uma redução de 3,5 cm no comprimento da perna afetada. uso muletas para dar alguns passos e sinto dores do quadril ao joelho; dormência e formigamento na região da haste e estou ultimando os preparativos para uma nova cirurgia; desta vez p colocar um fixador externo que, segundo os médicos poderá resolver meu problema. Peço que me diga sua opinião e por favor gostaria de saber a opinião de outras pessoas que sofrem ou sofreram com o problema ...No aguardo ...Obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Olá Hamilton! Nossa mil perdões pela demora!!! Meu tempo anda realmente curto.Que eu sei do fixador é que é muito bom para corrigir arqueamentos e deixar sua perna mais próxima do ideal. Uma alimentação saudável, exercicios, dentro do possível, garantirão melhor circulação sanguinea na região o que facilitará a consolidação. Todo cuidado é pouco agora. Evite ao máximo tapetes e pisos escorregadios. E acima de tudo, nunca perca as esperanças!!! Estamos aguardando seus relatos pós cirúrgicos hein?! Abraços e sucesso na cirurgia. Que Deus permita que vá tudo bem!

    ResponderExcluir
  86. Boa noite . Em.julho de 2015 torci o pé esquerdo em um degrau e tive uma fratura no pé esquerdo chamada fratura de JONES. Operei e pus placa .Depois de 4 meses aparentemente estava colando e fui liberada . Depois de 2 meses comecei a sentir dor de novo . Daí depois de 2 meses vivendo com dor ela mudou e foi constatado que a placa de titanio quebrou . A dor que eu tinha começado a sentir era porque a placa já estava trincada . Estou fazendo um tratamento para pseudoartrose chamado terapia de ondas de choque , é um novo tratamento aqui no BRASIL, mas que é bem usado e conhecido na Europa . Depois que a placa quebrou de vez eu não senti mais dor . Também me foi proposto fazer uma nova cirurgia porém ouvi outras 4 opiniões para não fazer e esperar ,que o osso irá colar . Assim que eu tiver mais novidades eu posto . Desejo forças e serenidade e fé em DEUS a todos que estiverem passando por quebra de placa ,retardo de consolidação, pseudoartrose e nova cirurgia . Que Deus nos abençoe e que possamos sair pessoas melhores do que entramos . Para mim esse período está me ajudando a repensar a correria da minha vida e a valorizar as coisas corriqueiras a que eu não prestava atenção antes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda ao nosso blog Luciana! Fiquei muito contente em ver como você se depara com o problema de cabeça erguida e não se fazendo de vítima o que sempre só torna tudo pior e mais dificil. Faça tudo certinho que o osso cola sim, tem que colar!!! À menos que seja algum tip de rejeição ao material né, mas daí o médico tem de ser perito para avaliar. Mantenha nos informados. Forte abraço! Deus abençoe que tudo volte a normalidade logo e este episódio passe a ser apenas mais uma pagina virada no livro de sua histoira de vida.

      Excluir
  87. Bom dia! minha esposa esta sofrendo com uma pseudo artrose no femor eu gostaria de saber se existe algum tratamento alternativo pra esse caso e o fato dela ser fumante o quanto isso enfluencia no tratamento.

    ResponderExcluir
  88. Fratura exposta de tíbia cominutiva "vários pedaços", tíbia e platô tíbial "joelho".
    Dia 27-12-2015 data do acidente passei por uma cirurgia no dia do mesmo pondo fixadores externosna tibia pois não tinha como passar a harte intramedular devido dois parafusos no platô senti muitas dores e pessei por uma segunda cirurgia 15 dias após o acidente segundo o médico ta tudo indo muito bem devido ao grau da fratura e a cirurgia inadequada hoje dia 19-04-2016 já estou fazendo fisio e andando com uma moleta pondo carga parcial de uns 80 por cento do meu peso mas a tíbia ainda não consolidou ao ponto de carga máxima. É isso ai qualquer dívida estou aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, se houver boa consolidação e vc estiver livre de pseudoartrose só fazer tudo direitinho, exercicios, alimentação rica em cálcio e magnesio, banhos de sol, etc.E todo cudado é pouco quando não há consolidação total, evite esforços demasiados e queda. Um abraço e boa recuperação.

      Excluir
    2. Vew Aroldo,qualquer coisa público aqui no blog

      Excluir
    3. Vew Aroldo,qualquer coisa público aqui no blog

      Excluir
  89. Fratura de tibia, fíbula e platô tíbial ,qualquer dúvida estou aqui

    ResponderExcluir
  90. Fratura de tibia, fíbula e platô tíbial ,qualquer dúvida estou aqui

    ResponderExcluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Olá Aroldo, estava eu curioso pesquisando na internet acerca de fraturas de fêmur e pseudoartrose e sempre me irritava pois quase não achava informações a respeito até que me deparei com seu blog e li só algumas postagens pois são muitas, interessantes e úteis e resolvi compartilhar minha experiência. Pois bem meu nome é Emanuel tenho 36 anos e há quase dez anos (pra ser exato em agosto/06) sofri um acidente de moto e fraturei o fêmur esquerdo entre outras avarias menos relevantes, fiz uma cirurgia com colocação de haste intra-óssea fixada por um parafuso na parte superior e três na parte inferior, tive um encurtamento de sei lá de 2 a 3cm, nunca calculei tecnicamente, o que me faz mancar, sempre senti algumas dores mas algo que considero normal pois é tipo biônico(rsrs) e não original. Ao longo desses quase dez anos sempre fiquei com a pulga atrás da orelha por causa das dores e do encurtamento mas como disse acabava não me importando muito, um pouco chateado com o médico que me operou porque só fiz a cirurgia voltei após 2 meses sem por o pé no chão, depois de algum tempo ele me mostrou no raio-x a formação do calo ósseo, fiz fisioterapia por uns 6 meses e nunca mais ele me acompanhou. Atualmente após esses quase dez anos comecei sentindo fortes dores acima do joelho no fêmur mesmo, o que meu medico sempre dizia que era por causa da pressão da haste, só que chegou um dia que eu não conseguia nem colocar o pé no chão de tanta dor, dai eu fui numa emergência no dia 20/04 e o médico que me atendeu pediu um raio-x, pra minha surpresa todos os parafusos quebraram e acredito ser isso o motivo das dores (teoria minha: engordei muito nesses últimos dias, estou com 94 e sedentário e pesava 82 e pedalava pelo menos, acho que isso contribuiu), pois bem ele também pediu uma tomografia e aí entra uma possível pseudoartrose que ele observou no raio-x, a tc é pra ele avaliar essa possibilidade. Tenho uma consulta hoje 27/04 pra mostrar a tc que vou pegar hoje também(que ansiedade!), tenho pedido a Deus que não seja a tal pseudoartrose pois há uma esperança porque no final da consulta ele tinha olhado as imagens da tc mas como não tinha o laudo seria precipitado afirmar que é pseudoartrose e cogitar uma nova cirurgia. Como li no blog dependendo do resultado também penso em uma segunda opinião porque acho importante porém não na minha cidade que é do interior do Rj e esses médicos se comunicam, até fazem cirurgias juntos, quero algo imparcial alguém indicado numa cidade Grande como no RJ, enfim isso talvez após a avaliação do médico que não é o que me operou mas é renomado tanto quanto o antigo, consequentemente já mudei de médico. No mais quero parabenizá-lo pela iniciativa do blog realmente é uma grande contribuição e todas as outras pessoas que tem compartilhado suas experiências, vejo no seu blog uma forma de externar um assunto que até hoje consigo falar com poucas pessoas e aqui tem uma "avalanche" de experiências, por incrível que pareça tenho dois colegas de trabalho na mesma área que eu que também já quebraram o fêmur mas ainda não conversei com eles sobre o que está acontecendo comigo. Assim que tiver boas novidades(sou otimista) volto a postar depois da consulta. Um abraço e fique com Deus.
    Obs.:a partir de agora torço não só por vc mas por todos que relatam suas experiências aqui.

    ResponderExcluir
  94. Olá Aroldo, estava eu curioso pesquisando na internet acerca de fraturas de fêmur e pseudoartrose e sempre me irritava pois quase não achava informações a respeito até que me deparei com seu blog e li só algumas postagens pois são muitas, interessantes e úteis e resolvi compartilhar minha experiência. Pois bem meu nome é Emanuel tenho 36 anos e há quase dez anos (pra ser exato em agosto/06) sofri um acidente de moto e fraturei o fêmur esquerdo entre outras avarias menos relevantes, fiz uma cirurgia com colocação de haste intra-óssea fixada por um parafuso na parte superior e três na parte inferior, tive um encurtamento de sei lá de 2 a 3cm, nunca calculei tecnicamente, o que me faz mancar, sempre senti algumas dores mas algo que considero normal pois é tipo biônico(rsrs) e não original. Ao longo desses quase dez anos sempre fiquei com a pulga atrás da orelha por causa das dores e do encurtamento mas como disse acabava não me importando muito, um pouco chateado com o médico que me operou porque só fiz a cirurgia voltei após 2 meses sem por o pé no chão, depois de algum tempo ele me mostrou no raio-x a formação do calo ósseo, fiz fisioterapia por uns 6 meses e nunca mais ele me acompanhou. Atualmente após esses quase dez anos comecei sentindo fortes dores acima do joelho no fêmur mesmo, o que meu medico sempre dizia que era por causa da pressão da haste, só que chegou um dia que eu não conseguia nem colocar o pé no chão de tanta dor, dai eu fui numa emergência no dia 20/04 e o médico que me atendeu pediu um raio-x, pra minha surpresa todos os parafusos quebraram e acredito ser isso o motivo das dores (teoria minha: engordei muito nesses últimos dias, estou com 94 e sedentário e pesava 82 e pedalava pelo menos, acho que isso contribuiu), pois bem ele também pediu uma tomografia e aí entra uma possível pseudoartrose que ele observou no raio-x, a tc é pra ele avaliar essa possibilidade. Tenho uma consulta hoje 27/04 pra mostrar a tc que vou pegar hoje também(que ansiedade!), tenho pedido a Deus que não seja a tal pseudoartrose pois há uma esperança porque no final da consulta ele tinha olhado as imagens da tc mas como não tinha o laudo seria precipitado afirmar que é pseudoartrose e cogitar uma nova cirurgia. Como li no blog dependendo do resultado também penso em uma segunda opinião porque acho importante porém não na minha cidade que é do interior do Rj e esses médicos se comunicam, até fazem cirurgias juntos, quero algo imparcial alguém indicado numa cidade Grande como no RJ, enfim isso talvez após a avaliação do médico que não é o que me operou mas é renomado tanto quanto o antigo, consequentemente já mudei de médico. No mais quero parabenizá-lo pela iniciativa do blog realmente é uma grande contribuição e todas as outras pessoas que tem compartilhado suas experiências, vejo no seu blog uma forma de externar um assunto que até hoje consigo falar com poucas pessoas e aqui tem uma "avalanche" de experiências, por incrível que pareça tenho dois colegas de trabalho na mesma área que eu que também já quebraram o fêmur mas ainda não conversei com eles sobre o que está acontecendo comigo. Assim que tiver boas novidades(sou otimista) volto a postar depois da consulta. Um abraço e fique com Deus.
    Obs.:a partir de agora torço não só por vc mas por todos que relatam suas experiências aqui.

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Olá Emanuel, desculpe a demora em responder. Confesso achar surpreendente vc estar tendo este tipo de problema quase 10 anos após a intervenção cirurgica. Tal fato serve como alerta que devemos sempre nos cuidar, independente do tempo que passou e ficar sempre alerta neh, quem poderia imaginar isso? por outro lado reforça o que já se sabe sobre nossos hábitos comuns da vida urbana e sedentária, que acabam gerando problemas. Obesidade é e sempre será um mal dos tempos que vivemos, onde poucos estão livres de se preocupar. Hj em dia tudo engorda.Eu brinco às vezes com meus clientes e digo que até o ar engorda! A suspeita de pseudoartrose deve ser descartada, porem se não for todo cuidado com isso, não queremos que piore. Atenção agora à alimentação, busca por alimentos mais saudaveis e tals. Quero ressaltar que assim como há alimentos que fixam calcio aos ossos e os tornam mais fortes, há também aqueles que vão na direção contraria! Refrigerantes inclusive costumam carregar tal estigma, fique atento! Pesquise. Questione tudo o que vc costuma comer. Domestique seu paladar para aquilo que é saudável. Dê sempre preferencia para alimentos em natura!!!!!!
    Como vc pode ver, dou muita importância à alimentação. Espero ter ajudado. Saúde, força e fé agora meu amigo. Não desanime jamais. Faça sua parte e espere em Deus. Forte abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Olá Aroldo! Boas notícias, nesse ínterim passei por três médicos e o último foi o que realizou minha cirurgia, pra minha surpresa e Graças a DEUS onde no raio-x da emergência aparecia a pseudoartrose hoje (04/05/16) aparece o que podemos chamar da formação inicial de um calo ósseo! Fiquei extasiado quando vi a radiografia e fui conversar com o médico, ele disse que é cedo para falarmos em cirurgia e vai fazer um acompanhamento em 2 meses com raio-x e tc. Que alívio, jamais perdi a Fé de que isso poderia acontecer e tinha até comentado com minha esposa e para Gloria de Deus está se confirmando. Confesso que não entrava na minha cabeça o fato de não estar sentindo as dores com a intensidade que senti durante esses quase 10 anos e ter que fazer a cirurgia. O médico me perguntou: eu quero saber como vc está se sentindo? E eu falei: melhor do que eu me senti durante esses 10 anos! Talvez se ele tivesse visto o raio-x que fiz na emergência ele também teria dito que eu tinha que fazer a cirurgia como disse os outros 2, mas como estive na cidade do Rio e deixei o raio-x e a tc com o médico da segunda opinião ele pediu uma nova, é nítida a diferença se tiver como eu te enviar pra vc ver vai observar. Enfim tô muito feliz e grato a DEUS por tudo isso ter acontecido, como diz o velho deitado: "há males que vem para o bem". Agora vou dar mais atenção pra alimentação seguindo seus conselhos e vivendo uma vida saudável diminuindo meu peso ajudando assim meu biônico fêmur. Um abraço e que DEUS continue te abençoando. Qualquer novidade estarei postando.

    ResponderExcluir
  99. ATT:AROLDO
    GOSTARIA MUITO SE VOCE PUDER ME RESPONDER PASSEI POR UMA CIRURGIA DE FEMU ONDE FOI COLOCADO UMA HASTE E PARAFUSOS HA 1 ANO A ULTIMO RAIOX PEUSODOARTOSE,NAO SINTO DORES NO FEMU O QUE VOCE ACHA ?E POSSIVEL CONVIVER COM A PEUSOARTOSE SEM FAZER CIRURGIA POIS NAO SINTO DORES

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde Lidiane,
    O que posso lhe dizer sobre a pseudoartrose é que não havendo a calcificação do osso a tendencia, o risco, é que volte a quebrar inclusive quebre o material metálico que está no local para dar sustentação ao osso até que cicatrize. A cirurgia é indicada pelo medico quando há a ruptura do material, e ou para fazer enxerto ósseo, o que não creio que ele queira fazer se não houver a quebra ou deformação do osso. Ele deixará por conta própria na esperança que um dia venha a solidificar, ou seja, que novo calo ósseo se forme e cole tudo sem precisar intervenção cirúrgica, o que é ótimo não precisar. Espero ter ajudado, forte abraço, melhoras!!!

    ResponderExcluir
  101. OBRIGADA POR TER RESPONDIDO AJUDOU SIM

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde Aroldo. Acompanhei seu blog á algum tempo atráz quando descobri a pseudoartrose. E fico feliz em saber que você ainda se dispõe a tirar dúvidas. Estou passando por um dilema, caí de moto já fazem mais de 3 anos. Coloquei a haste dentro do osso e três parafusos. Meses após a primeira cirurgia tirei um parafuso para dar impacto e tentar fazer o osso colar. Fiz uso de protus e NADA. O médico pedia paciência e sempre dizia.. -Se não colar, no próximo mês trocamos a haste e fazemos inxerto. Isso passou uns dois anos e nada. Larguei mão do hospital pois andava "normal". Daí esse ano comecei a sentir muita dor e uma diferença de pelomenos 3cm na perna. Voltei a passar agora com outro médico. Esse me indicou a gaiola, por ser "mais certo e até para recuperar o tamanho. Só que o médico responsável pela gaiola está com dó eu acho, disse que eu vou sofrer e que é melhor eu trocar a haste e fazer inxerto. Ou seja, estou parecendo bola de pig pong. E eu que vou ter que decidir qual a melhor operação. Acredito que vc tenha conversado com muitas pessoas que já fizeram os dois tipos de cirurgia. Você sabe me indicar qual a que dá mais certo?. Que tem um resultado mais rápido? Estou á mais de três anos parada. Não trabalhava registrado na época e não recebo um real no inss por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila! Respondendo sua pergunta. Bem, se vc optar pela haste significará no final que provavelmente se eu entendi certo sua perna permanecerá menor 3 cm. Com a gaiola, provavelmente eles irão tentar "esticar" o osso para sanar este encurtamento. Me propuseram isso também, então eu argui junto ao médico:"tá mas eu tive pseudo... vcs vão serrar meu osso de novo, e se der de não colar de novo?" Não soube me responder. Para atletas, ou bailarinos, essa diferença pode sere problema, 3 cm. Agora se vc n é nem um nem outro, e se mantiver essa diferença de 3 cm, eu ficaria tranquilo em usar um palmilha de gel dentro do sapato, só do lado menor of course, de aprox. 2 cm que vc iria com certeza andar normal e tudo passaria muito despercebido!! Resumindo, se tiver mesmo que operar, n tiver jeito, que seja A MENOS drástica, dolorosa e lenta possível. Apenas minha humilde opinião ok? Um forte abraço, espero ter ajudado!! Ahhh, outra coisa, tenta ir na agencia da previdencia, se vc trabalhou registrado antes do acidente, não importa se na ocasião estava desempregada, pode ser que consiga o beneficio de auxílio doença ;) Fique com Deus.

      Excluir
  103. Amém, Agradeço Aroldo. Deus abençoe 😊

    ResponderExcluir
  104. Boa noite pessoal fiz um comentário dia 19 de Abril aqui,segundo o médico estava indo tudo bem hehehe a 15 dias atrás descobrir tenho o fantasma da pseudo artrose hehe fui ao médico hoje dia 14 de junho e o médico vai colocar o tal do lizarov pois ele vai ter que retirar todos os ossos fragmentados e ter uma perda óssea de uns 7cm.é isso ai galera e o médico ja descartou a possibilidade de hast ou placas vamos pró tudo ou nada com Deus tudo é possível falaremos em breve espero daqui uns dois anos estar postando aqui que fiz uns gols de placa.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, blz meu amigo? Então, meu medico quis por essa gaiola no meu femur tambem para corrigir os desvios mas eu preferi n fazer mais cirurgia, uma vez que o fantasma poderia voltar hahaha fico com o defeito mas n fico mais assombrado neh ;) Sucesso meu querido, apareça sim dando noticias!!

      Excluir
  105. Ola Aroldo boa noite,me ajuda se puder;tive um acidente de moto em maio de 2015,um onibus passou o farol vermelho e me pegou de frente com minha moto.Fraturei o femur,o mesmo chegou a sair do qualdril,tricou a tibia em diverssos lugares e fraturou a fibula.Fiz cirurgia para colocar haste intramedular no femur,na fibula e tibia nao foi feita cirurgia.Fui diagnosticado depois de 8 meses com pseudoartrose,foi solicitado outra cirurgia para retirar a haste e fazer encherto osseo,em marco fiz a nova cirurgia,foi colocado uma placa com 8 parafusos e feito o enxerto osseo.Melhorou um pouco,mas sinto que parou de evoluir,acho que nao colou o osso,e oque mostra as radiografias,minha duvida;e possivel o encherto nao da certo e ter que revazer com outro encherto?Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto, seja bem vindo ao nosso blog, então meu amigo, normalmente o médico não mexe mesmo que não aja sinais de evolução pois embora esteja estacionado ou lento não quer dizer que não vá se solidificar. O que não pode é quebrar a placa, então todo cuidado agora é pouco. Leia meu post que fala de suplementação, tente não deixar faltar vitamina d3, calcio e magnesio. Forte abraço, sucesso, e acima de tudo nunca desanimar! ;)

      Excluir
    2. fui a uma nutricionista e ela me indicou muito sulco de couve, maracujar e limao.

      Excluir
  106. OLA AROLDO.TENHO ACONPANHADO SEU TRABALHO DE QUERER AJUDAR AS PESSOAS.POIS ENTÃO EM 2013 TIVE UM ACIDENTE DE MOTO ONDE O CARA ME PEGOU NA CONTRA MÃO. EM FIM FRATUREI AS DUAS PERNAS.PERNA ESQUERDA FEMU PERNA DIREITA FEMU CM O LIGAMENTO DO JOELHO E MAIS A TIBEA.PERNA DIREITA DUAS FRATURAS DOIS ANOS NA CADEIRA DE RODA.SEIS MESES USANDO FRAUDA.UMA LUTA P VOLTAR A ANDAR.QUANDO COMECEI A FIRMAR A PERNA ESQUERDA QUEBREI A PLACA.COLOQUEI UMA ASTEa da cintura ate o joelho e ainda depois de um ano n tá calcificado fui obrigada a parar de fumar.agora ma fisioterapia quebrei a direita entre o femu e o joelho.fui descobri era pseudoartrose.soltou os parafusos e a platina ficou solta no femu e no joelho.nenhum medico queria pegar o meu caso.fui obrigado a arrumar outro medico q amigos me indicaram.sou obrigado a tirar todas as platinas da perna direita p colocar gaiolas externas na perna inteira endireita a perna ficou tipo um arco.so q o medico falou q vou perder o movimento do joelho porque a platina solta causou um tipo uma separação entre o femu e o joelho causou uma calvadura tudo por calsa da pseudoartrose q n colou direito.foi lendo este blog q busquei animo de ter força p sobre viver.gostaria q me manda se o nome das vitaminas para fortalecer os ossos.agradeço. Ronaldo Araranguá santa catarina.mhs perna ficou uma mas curta do q outra.quando achei q estava bom voltei tudo ao começo de novo.quase entrei em depressão. foi lendo e vendo q me animei fe novo.para a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cigarro o pior veneno para fraturas. tudo para encaminhar para dar uma pseudartrose o cigarro contribui, o cigarro contrai os vasos sanguineos e dimini a circulação de sangue no local da fratura.

      Excluir
  107. Boa tarde Ronaldo,
    Não poderia ser diferente, estou chocado e consternado pelo seu relato amigo, realmente uma situação difícil. Só com muita fé em Deus e muita garra para suportar. Mas não podemos desanimar não é mesmo? Todos os dias nos é posto à frente o desafio da vida, temos de dar o melhor de nós mesmos e achar motivação para sempre continuar na luta. Então, quanto ao que vc perguntou de suplementos, nada demais na verdade. Calcio na forma de dolomita em pó, todos os dias uma colher de chá cheia. Cloreto de magnesio daqueles em cristais, vc coloca 30g em 1 litro de água e todos os dias toma uma xícara de café (medida). Vitamina D, que pode ser adquirida em banhos matinais de sol. Coisa simples mas que fazem alguma diferença. Um dos que considero de extrema importancia é o movimento, mas tem de ser muito bem orientado, nada de se aventurar! Meu amigo, estamos aqui com vc, precisando algo mais só dizer. Um forte abraço! Força, muita força. Desanimar é um luxo muito caro. Segura nas mãos de Deus agora e fique em paz, a paciência agora é sua maior aliada, como tem sido sempre a minha. ELE te dá tudo isso. Pede pra ELE. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  108. Boa noite Arnoldo. Acompanho seu blog há algum tempo! Poderia me dar uma opinião? Sofri um acidente em abril/14, tive fratura exposta do fêmur direito próximo ao joelho. Já fiz três cirurgia, colocação de duas placas e enxertos, sendo que as duas placas quebraram e na última houve se colocação de uma haste. Há dois meses fiz 4 sessões de terapia de choque, mas infelizmente não funcionou, pois no último exame o médico constatou que um dos parafusos quebrou. A solução dele foi mais uma cirurgia desta vez para colocação de gaiola. Mas estou com mt medo de ser mais uma cirurgia que não funciona. Na sua opinião este tipo de cirurgia tem dado certo? Realmente funciona para casos graves de pseudoartrose? Obrigada! Td de bom.

    ResponderExcluir
  109. Boa noite Arnoldo. Acompanho seu blog há algum tempo! Poderia me dar uma opinião? Sofri um acidente em abril/14, tive fratura exposta do fêmur direito próximo ao joelho. Já fiz três cirurgia, colocação de duas placas e enxertos, sendo que as duas placas quebraram e na última houve se colocação de uma haste. Há dois meses fiz 4 sessões de terapia de choque, mas infelizmente não funcionou, pois no último exame o médico constatou que um dos parafusos quebrou. A solução dele foi mais uma cirurgia desta vez para colocação de gaiola. Mas estou com mt medo de ser mais uma cirurgia que não funciona. Na sua opinião este tipo de cirurgia tem dado certo? Realmente funciona para casos graves de pseudoartrose? Obrigada! Td de bom.

    ResponderExcluir
  110. Olá Lilian, então, eu não cheguei usar a gaiola, acabou colando depois da 3ª placa. Mas é pra dar certo sim. Inclusive na ultima consulta que eu fui, uns 3 meses atras, o medico falou de cortar meu osso de novo e colocar o fix externo pra corrigir os defeitos que ficou. Pq esse fixador é muito bom! Abraços, Deus abençoe que dê tudo certo para vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de quanto tempo de cirurgia sua placa quebrou? Mas é a haste intramedular que quebra mesmo? Meu médico nunca falou de existir possibilidade de quebrar. Agora estou com medo. Estou com a minha a um mês e meio, mas ela tá normal.

      Excluir
    2. Olá, segundo o médico houve a quebra do parafuso, ele disse que a haste não quebra. Foi a 8 meses após a cirurgia. Mas já quebrei três placas, é sempre bom ter muito cuidado. Boa sorte.

      Excluir
    3. Aroldo, muito obrigada pela atenção! Pode me informar quanto tempo seu osso colou? Que segundo o médico, uma hora cola....mas vc sabe como é dificil pra gente esperar né....rs

      Excluir
    4. Boa tarde Lilian! Então, depois de quebrar duas vezes a terceira levou quase 1 ano. Daí estava fazendo exercicios regularmente e tomando suplementos, o que acelerou tudo. Tenha fé e paciencia, tudo vai dar certo. Abraços ;)

      Excluir
  111. bom dia. gostaria de que a turma fizesse um grupo de whatzap para podermos uns ajudar aos outros com dicas. quem topa?

    ResponderExcluir
  112. Arnaldo cria um grupo no whatzap para podermos interagir mais com fotos e videos. sua uma dica.

    ResponderExcluir
  113. Olá, meu nome é Diego, eu trinquei o femú direito do joelho e coloquei gesso , fiquei uma semana e fui tira o r-× novamente e daí o medico disse que já havia colado e mandou permanecer com o gesso por 5 semanas, mais sinto dores na coxa e no joelho isso é normal ?

    ResponderExcluir
  114. Tenho apenas 15 anos , será que isso ajuda na colagem ?

    ResponderExcluir
  115. Olá. Também tenho pseudoartrose, mas na tíbia devido a uma fratura exposta. Usei fixador externo, gesso e na ultima cirurgia eles colocaram uma haste de titânio intramedular e fizeram o enxerto ósseo. Na última radiografia o calo ósseo já estava formado, fratura alinhada e faltava apenas um espaço na parte medial do osso consolidar, mas bem pouco mesmo. Com 3 dias eu já estava andando e só sinto dores na região do tornozelo. Fora isso estou bem.

    ResponderExcluir
  116. Bom dia aroldo.tenho tentado entrar contato com vc.ou vc não ta mais atendo o povo.sempre seria bom ter um conselho seu...tenho pseudoartrose grave.o medico quer colocar gaiolas para endireita a perna.sera que não existe outras formas de cirugia que poça realizar.Ronaldo.se alquem tiver o mesmo caso que o meu me adiciona no whatsapp.048 98074182.Ronaldo santa catarina.gratos a todos.

    ResponderExcluir
  117. Olá Ronaldo, desculpe mas sua postagem foi respondida sim dá uma olhada lá em cima. Na minha opinião a gailoa seria melhor opção sim pois o que muitas vezes causa a pseudoartrose é o contato direto do material com o osso, tipo a placa, haste, etc como se fosse uma rejeição entende? A gaiola até para mim foi levantado hipotese recentemente, pelo meu novo médico, para consertar o que ficou torto. Claro que teria serrar o osso e começar tudo de novo, claro que eu não quis. Mas se eu soubesse antes que ia dar no que deu e eels me perguntassem se eu topava por gaiola, topava na hora!!!Importante é la na frente como vai ficar. O hoje é dificil pra depois melhorar. Sempre assim na vida neh?! Abraços e sucesso na recuperação. Mantenha nos informados ;)

    ResponderExcluir
  118. oi aroldo obrigado por ter me retornado.pois então tirei as platinas da perna direita.para colocar gaiolas izarov.como fiquei cm diferença 3.4 ctm de uma perna para outra.tou evitanto de fazer uma nova cirugia pra n ter q colocar izarov.tenho pensado em fazer uma nova ciruvia.mas fazer particular pra ver Recupero os movimentos do joelho.dinheiro que e bom n tenho pra fazer esta cirugia tou contando cm dinheiro do processo do acidente que o juis me deu causa ganha.mas se receber vou fazer vou procurar um medico particular cm dinheiro na mão tudo se faz.hj estamos em janeiro ainda o juis pediu pra esperar ate dia 22 de janeiro pra ver se recebo do acidente ai sim vou se recupero esta mha perna para n ter q colocar izarov.um ABC.Ronaldo.

    ResponderExcluir
  119. Vc n tem whatsapp para adioconar vc.ou só pelo blog mesmo.

    ResponderExcluir
  120. Ronaldo santa catarina.meu whatsapp.para trocar umas ideias sobre a pseudoartrose grave.tel.whats.048 98074182.Ronaldo.

    ResponderExcluir
  121. Ronaldo santa catarina.meu whatsapp.para trocar umas ideias sobre a pseudoartrose grave.tel.whats.048 98074182.Ronaldo.

    ResponderExcluir
  122. Bom dia Aroldo!!! Vi um pouco do meu caso lendo seu blog... Tenho 32 anos e essa é a segunda vez que quebro o femur... A primeira vez tinha 12 anos quebrei jogando futebol. Coloquei placa e pinos, fiquei curado depois de 6 meses de tratamento e fisio.

    Agora, com 32 anos.. tava andando na minha moto (uma 600cc =D) e colidi em um carro que avançou a preferencial. Coloquei uma segunda placa no femur e outros pinos (não pude tirar a primeira pois já estava fundida ao osso). Acontece que já estou caminhando para o quinto mês de cirurgia e ainda não houve consolidação. A partir do sexto mês o médico disse que precisaria colocar o enxerto. Mas to correndo atrás... To tomando vitamina D, tomando sol, zinco, magnésio, vitamina K e Protos.

    Essa semana comecei na Hidroterapia (que são exercicios leves debaixo dagua). Tô esperançoso que essa consolidação aconteça agora!!!

    Tamo na luta amigo!

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde! Caí de uma escada de ferro tipo de pedreiro, Caí de pé fraturei o fêmur , Isso aconteceu em 09/2016, 40 dias após minha cirurgia o médico me liberou para andar de andador e em seguida fazer fisioterapia, após 40 sessões de fisioterapia, estando eu andando manca o fisioterapeuta disse para retornar com o médico , pois achou que alguma coisa estava errado, Foi aí que o médico pediu uma Ressonância magnética e constatou que eu estava com pseudartrose no fêmur, minha cirurgia não havia colado , aí passando com outro cirurgião,o mesmo colocou uma placa, 7 pinos e fez enxerto ósseo e disse para não colocar o pé no chão por 4 meses , ainda estou de recuperação, minha cirurgia foi feita dia 24/08/2018. Estou ansiosa para saber como ficou, se vou voltar a andar normalmente .mas vou me segurar, sei que para ficar bem tenho que esperar o tempo certo .

    ResponderExcluir